Em mais uma missão de levar atendimento médico especializado a populações distantes dos grandes centros do estado, o programa Saúde Itinerante, da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), promoveu, no último fim de semana, uma ação em Acrelândia, totalizando 1.326 atendimentos.
Em parceria com a prefeitura, os serviços seguiram os protocolos de saúde com relação à Covid-19, graças ao trabalho da equipe de apoio do programa, que realiza toda a organização dos espaços a serem utilizados, proporcionando maior segurança para os profissionais e pacientes atendidos.
Para garantir um atendimento humanizado e de acolhimento, para as crianças foi montado um espaço de recreação, para que pudessem desenhar enquanto aguardavam o atendimento.
Na área de ginecologia, as salas de atendimento contaram com o apoio de enfermeiras, que dão suporte aos médicos durante os procedimentos e também auxiliam as pacientes para que se sintam confortáveis durante as consultas ou exames.
Catarina Ferreira agradeceu a vinda da equipe, destacando o bom atendimento recebido, que em seu caso foi na especialidade de ortopedia. “A vinda desses médicos é a melhor coisa para o município e para nós que não temos como pagar uma consulta dessa, nem os exames; fora que todos atendem muito bem a população”, enfatizou.
A coordenadora do programa, Rosemary Fernandes, explicou que essa foi a décima ação do ano, e que com o apoio do governo e empenho de toda a equipe, está sendo possível alcançar um número expressivo de atendimentos.
“Vamos continuar cada vez mais levando atendimento de qualidade para os locais que não possuem as especialidades de saúde e assistência social. Com o apoio do nosso governador e secretário, estamos realizando um trabalho importante de assistência à população”, destacou.
A ação foi realizada na Escola Estadual Pedro de Castro Meirelles, sendo 387 atendimentos nas especialidades de medicina da família, pediatria, infectologia, ginecologia e ortopedia. Entre de exames de apoio e diagnóstico, foram realizados uma colposcopia, 71 ultrassonografias, 46 preventivos do câncer colo uterino (PCCU) e 95 exames laboratoriais, incluindo testes rápidos de HIV, hepatite B e C e sífilis.
Também foram ofertados 121 atendimentos odontológicos, 315 de enfermagem, 39 do serviço social e foram dispensadas 187 receitas receitas. Além de exames regulados para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC), sendo 23 ressonâncias magnéticas, 4 tomografias e 43 radiografias.
As ações contam com a parceria dos municípios contemplados e também com a atuação da Diretoria de Redes de Atenção à Saúde e Saúde Itinerante Especializado, do Departamento de Atenção Primária e Coordenação de Saúde Bucal da Sesacre e do Centro Oncológico do Acre (Cecon). Contam também com a cooperação da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres (SEASHDM), por meio da Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio do Gabinete da Primeira-Dama, Ana Paula Cameli.