Os atendimentos do programa Saúde Itinerante serão realizados nos dias 16 e 17 de agosto (sexta-feira e sábado), na Escola Estadual José Gurgel Rabelo, no centro de Feijó. No primeiro dia, sexta-feira, 16, a equipe começa a atender às 14 horas. Já no sábado, 17, os atendimentos serão realizados o dia inteiro.
A oferta dos atendimentos será para todas as pessoas que necessitem de uma consulta nas especialidades de cardiologia, clínica geral, dermatologia, gastroclínica, geriatria, ginecologia/obstetrícia, infectologia, pediatria, psiquiatria e serviço social.
Além das consultas médicas, a população contará com exames de ultrassonografia, Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), colposcopia, cirurgia de alta frequência, endoscopia digestiva alta, eletrocardiograma e exames laboratoriais.
Segundo a coordenadora do programa Saúde Itinerante, Celene Maia, também serão atendidos pacientes com indicação para Tratamento Fora de Domicilio (TFD), e avaliações pré-cirúrgicas. Os casos diagnosticados com necessidade de cirurgias serão classificados de acordo com a complexidade.
Em setembro, a equipe do Hospital das Clínicas de Rio Branco, coordenada pelo cirurgião Yotaro Suzuki, estará em Feijó, realizando cirurgias de hérnia e vesícula, nos pacientes identificados durante os atendimentos do Saúde Itinerante.
Celene faz questão de destacar a importância de levar atendimentos especializados mais próximos da população, sem que as pessoas precisem se deslocar à capital para resolver problemas de saúde. O Saúde Itinerante diminui o tempo de espera por algumas especialidades, oferecendo conforto ao paciente e resolutividade nas demandas.
“Vamos destacar aqui o compromisso do governador Tião Viana, que não mede esforços para proporcionar uma condição melhor para os pacientes que necessitam de atendimento, seja na área cirúrgica ou nas consultas clínicas. Nosso objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes por determinados procedimentos, bem como atender as demandas do TFD”, informou a coordenadora.
No primeiro semestre de 2013, o Saúde Itinerante já realizou 45 viagens às áreas de difícil acesso, no interior do Estado, levando atendimentos clínicos e cirúrgicos.