Saúde Itinerante Especializado realiza atendimentos em Feijó e Tarauacá

O programa Saúde Itinerante Especializado vem fazendo a diferença na vida de milhares de acreanos. A iniciativa é uma forma do governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), ampliar a oferta gratuita de atendimentos e melhorar a qualidade de vida da população.

A meta da 5ª edição do programa é realizar 550 atendimentos nos municípios. Foto: Marcos Santos/Secom

Exemplo disso aconteceu em Feijó, que recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, uma equipe médica especialista em oftalmologia para levar assistência a moradores como dona Maria Anaildes de Freitas, de 53 anos. A feijoense lembrou que sem o atendimento realizado in loco ficaria difícil iniciar o tratamento de sua visão. “É uma oportunidade para aproveitar e fazer a consulta. Eu agradeço ao governo do Estado e aguardo outras oportunidades como essa”, pontuou.

Paciente de Feijó recebendo consulta de oftalmologia. Foto: Marcos Santos/Secom

Ao mesmo tempo, os munícipes de Tarauacá, distante 36 quilômetros de Feijó, eram beneficiados pelo programa, com atendimentos nas especialidades de pediatria, ginecologia, ortopedia, odontologia, oftalmologia, além da realização de exames de ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, exames laboratoriais, entrega de medicamentos e outros. Ali, o benefício se estenderá até sábado, 14.

Ykashu Pequeno veio da Aldeia Yawanawá, às margens do Rio Gregório, em busca de atendimento pediátrico para o filho, Samuel Pequeno, de um ano. “Em Tarauacá, não existe médico pediatra. Foi então que fiquei sabendo do mutirão. Aproveitei e trouxe o meu filho para o especialista avaliar. É uma ação de extrema importância”, enfatizou.

Indígena saiu da Aldeia Yawanawá em busca de atendimento para o filho. Foto: Marcos Santos/Secom

A 5ª edição do Saúde Itinerante conta com a parceria das prefeituras municipais e tem a ousada meta de realizar cerca de 550 atendimentos nas duas cidades.

Diane Carvalho, coordenadora interina da Sesacre no Juruá, esteve acompanhando de perto a fluidez dos atendimentos. “É mais uma clara demonstração de compromisso do governador Gladson Cameli e da gestora da Sesacre, Paula Mariano, com a Saúde do povo. Ações grandiosas como essa certificam que somos uma gestão que trabalha para salvar vidas”, destacou.

A atual administração estadual prioriza vidas. Foto: Marcos Santos/Secom

O que disseram

“Há muito tempo esperávamos por esse momento. Agradeço ao empenho de Gladson Cameli nas realizações que contemplam a nossa cidade”, Kief Cavalcante, prefeito de Feijó, ao agradecer o governo do Estado pela parceria que dignificou o dia a dia milhares de feijoenses.

Kief Cavalcante, prefeito de Feijó. Foto: Marcos Santos/Secom

“É um esforço muito grande do governo para levar qualidade de vida para a população. Estamos trazendo os profissionais de Saúde até o povo”, Rosemary Vânia Ruiz, coordenadora do Saúde Itinerante Especializado.

Rosemary Vânia Ruiz, coordenadora do Saúde Itinerante Especializado. Foto: Marcos Santos/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter