Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria retoma ações a partir de março com atendimentos no Alto Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), está programando o retorno dos atendimentos do programa Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria, nos dias 15 e 16 de março, no Alto Acre. O programa representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde em diferentes regiões do estado.

O programa representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde em diferentes regiões do estado. Foto: Odair Leal/Sesacre

Como parte das ações contínuas da Saúde no Acre, o Saúde Itinerante teve atuação bem-sucedida em 2023, alcançando todas as regionais do estado e beneficiando mais de quatro mil pessoas, com um total de 16.084 atendimentos realizados.

Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria no Alto Acre, em 2023. Foto: Odair Leal/Sesacre

Com um foco especial nas crianças e registrando a importância crucial dos primeiros anos de vida no desenvolvimento humano, o programa visa acompanhar de perto o desenvolvimento infantil.

Rosemary Vânia Ruiz é chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada. Foto: Odair Leal/Sesacre

Rosemary Vânia Ruiz, chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada, destaca a importância do serviço, afirmando: “Os atendimentos serão realizados no Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasileia, por uma equipe multiprofissional, composta por neuropediatras, pediatras e profissionais das terapias, incluindo fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos. Essa equipe está preparada para investigar transtornos e oferecer atendimentos médicos e terapêuticos especializados, com foco particular em crianças com transtorno do espectro autista [TEA]”.

Uma das principais missões do Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria é diminuir a demanda reprimida na fila do Sistema de Regulação Estadual com interface municipal. A expectativa é que cem crianças sejam atendidas nessa primeira fase.

O programa terá o importante papel de efetuar a emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea) na região do Alto Acre. Foto: Odair Leal/Sesacre

Além disso, o programa terá o importante papel de efetuar a emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea) na região do Alto Acre, proporcionando um suporte adicional às famílias e indivíduos afetados pelo transtorno.

Com essas medidas, o Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria promete não apenas oferecer cuidados médicos especializados, mas também trazer um impacto significativo à qualidade de vida das crianças e famílias da região, demonstrando o compromisso do Estado com a saúde e bem-estar da população mais jovem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter