Centenas de pessoas estiveram na escola Kayrala José Kayrala, localizada no município de Brasileia, durante o primeiro dia de atendimento dos programas Saúde Itinerante e Mulher Cidadã.
Os serviços começaram a ser oferecidos na tarde de sexta-feira, 23, e seguem à disposição da comunidade durante todo o dia de sábado, 25.
O Mulher Cidadã, coordenado pela Vice Governadoria do Estado, realizado com o apoio de várias secretarias e instituições acreanas, chega em Brasileia com as importantes rodas de conversas com os estudantes da escola sobre sexualidade e planejamento familiar, bullyng, o perigo das drogas e palestras sobre educação ambiental.
Outro serviço importante é de orientação jurídica oferecido pela Defensoria Pública do Estado (DPE). É o caso de Raimunda Teixeira, que foi em busca de informações sobre a divisão de bens em um processo de divórcio. “Esse tipo de atendimento é muito importante porque a gente, quem não tem conhecimento das leis, tem a oportunidade de tirar dúvidas”, afirma.
O envolvimento dos estudantes durante as atividades do Mulher Cidadã são de fundamental importância, como destaca Fran Albuquerque, coordenadora do programa. “Esse trabalho que fazemos é ajudar na construção de jovens que conheçam seus direitos, que saibam do perigo que é o uso das drogas. É muito gratificante ter um auditório lotado de jovens participando das atividades, como está sendo o caso aqui de Brasileia”.
Já o programa Saúde Itinerante, também presente na ação, levou ao município cerca de 12 médicos para atender a população com diversas especialidades como Ginecologia/Obstetrícia, Clinica Medica, Pediatria, Dermatologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Geriatria e Gastroenterologia.
Também estão sendo ofertados exames preventivo de câncer de colo de útero, endoscopia digestiva alta, ultrassonografias, eletrocardiograma e exames laboratoriais bioquímicos, hematológicos, sorológicos, além da distribuição dos medicamentos que são receitados pelos médicos durante as consultas.
A aposentada Raimunda Barroso aproveitou os atendimentos e levou toda a família para ser atendida pelos profissionais do programa. “Sempre que tem saúde itinerante por aqui eu trago todo mundo de casa. Pessoal atende a gente muito bem, conseguimos fazer exame e ainda saímos com os remédios. Por mim, tinha esse atendimento toda semana”, disse.
A equipe dos programas e a população que estava sendo atendida, receberam ainda a visita da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, e da deputada estadual Leila Galvão.
Os atendimentos, neste sábado, ocorrem até às 17 horas.