Saúde investe em qualificação de profissionais e estrutura do Huerb

UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Foto: Assessoria Sesacre)
UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Foto: Assessoria Sesacre)

Com a finalização das obras de verticalização do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), a previsão é que 60 novos enfermeiros sejam contratados, para ampliar o quadro de servidores da unidade. O hospital vertical disponibilizará mais de cem novos leitos para pacientes, já que o Huerb é um dos maiores hospitais da Região Norte e atende não só a população do Acre, como de outros estados e até países.

Segundo o secretário de Estado de Saúde em exercício, Irailton Lima, “para atender a demanda de urgência e emergência, o governo do Acre vem investindo na reforma e ampliação do hospital, implantação de novos leitos de UTIs e de clínicas e na oferta de novas especialidades clínicas e de alta complexidade”.

O secretário acrescentou ainda que a contratação de profissionais, por meio de concurso público, vai garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acesso a procedimentos de saúde no próprio estado, e perto da família. “Nesse primeiro momento, nossa prioridade é reforçar as equipes da emergência clínica, da observação adulta e da UTI, áreas fundamentais para o cumprimento da missão do Huerb como principal hospital de urgências do Estado”.

O concurso público realizado em dezembro de 2013, pelo governo do Estado do Acre, para contratação de 1.062 profissionais de nível médio e superior que irão atuar nas diversas unidades de saúde do estado está em fase de convocação dos aprovados. Deverão ser contratados 146 novos enfermeiros, dos quais 33 atuarão em Rio Branco. Além disso, foram ampliadas no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), mais 198 vagas que já serão incluídas nas convocações.

S.O.S Emergência

. “Nesse primeiro momento, nossa prioridade é reforçar as equipes da emergência clínica, da observação adulta e da UTI, áreas fundamentais para o cumprimento da missão do Huerb como principal hospital de urgências do Estado”, diz Irailton Lima (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
. “Nesse primeiro momento, nossa prioridade é reforçar as equipes da emergência clínica, da observação adulta e da UTI, áreas fundamentais para o cumprimento da missão do Huerb como principal hospital de urgências do Estado”, diz Irailton Lima (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Huerb faz parte do programa do governo federal “S.O.S Emergência”, que têm como objetivos melhorar a gestão, qualificar e ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência, reduzir o tempo de espera e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento, em hospitais de média e alta complexidade.

Em dezembro de 2013, 40 profissionais médicos e enfermeiros foram para o Hospital Albert Einstein realizar um curso de Simulação Realística em Situação de Urgência para se adequar às normas do programa.

O governador Tião Viana conseguiu, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional (Proadi) mais um curso que contempla 40 profissionais do Huerb. Além disso, existe um projeto em fase de conclusão para os cursos de Suporte Avançado em Traumatologia e Cardiologia para médicos, cursos para odontólogos e outros específicos para a equipe de enfermagem.

Durante oficina de elaboração de diagnóstico e plano de ação do Huerb, ministrada por técnicos do MS, foram realizados diagnósticos de possíveis problemas no hospital e um plano de ação para solucionar as questões.

“Nossa expectativa é alta. Acreditamos que o SOS Emergência contribuirá para melhorar a gestão clínica dos serviços do hospital. Vamos revisar fluxos de atendimento e redefinir procedimentos técnicos importantes para o trabalho direto com os pacientes”, declara o médico e diretor assistencial do Huerb, Josleilson Nascimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter