Saúde intensifica distribuição de preservativos para o carnaval

Saúde intensifica distribuição de preservativos para o carnaval

Carnaval é período de alegria e muita curtição. Para aqueles que a folia continua depois do baile carnavalesco, a dica é se prevenir. É que a preocupação com as doenças sexualmente transmissíveis, apesar de existir durante todo o ano, é intensificada ainda mais durante o carnaval.

Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está disponibilizando aos municípios preservativos, materiais educativos, realização de testes rápidos e ações de conscientização e prevenção.

Com o tema “prevenção combinada” definido pelo Ministério da Saúde, a intenção é de que, além do uso de preservativo, as pessoas procurem pelos testes rápidos e evitem o compartilhamento de agulhas e seringas.

O coordenador do departamento de infecções sexualmente transmissíveis IST/AIDS, Nelson Guedes, destaca as ações durante o período de carnaval e os cuidados por parte dos foliões. “É importante as pessoas não fazerem o compartilhamento de agulhas e seringas. Caso isso aconteça, assim como uma relação sexual sem o uso de preservativo, é necessário procurar uma unidade de referência para fazer o tratamento adequado. Os municípios contam com testes rápidos, materiais de prevenção e principalmente distribuição de preservativos.”

Ao todo, a Sesacre estima distribuir a todos os municípios acreanos 1,2 milhão de preservativos masculinos, 150 mil unidades de gel e 50 mil preservativos femininos, além de panfletos e outros materiais informativos.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *