tratamento

Saúde inicia controle do tabagismo e tuberculose nas unidades básicas e presídios

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo Técnico de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, em conjunto com o Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), iniciou esta semana o controle do tabagismo e tuberculose nos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Feijó, Manoel Urbano e Bujari.

A ação tem como foco as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os complexos penitenciários do estado. O objetivo, de acordo com a equipe, é sensibilizar gestores e profissionais das UBS quanto à importância do tratamento das pessoas tabagistas com tuberculose, além de promover um atendimento oportuno para o cessamento do uso do tabaco durante o tratamento de tuberculose, proporcionando melhora no processo de cura e priorização do cuidado integral ofertado aos usuários.

“Espera-se, com essa abordagem sobre o controle do tabagismo entre os pacientes com tuberculose, que seja possível ampliar a educação em saúde e a promoção das ações de controle do tabagismo junto aos serviços de tuberculose, otimizando, assim, o tratamento de ambos agravos e a redução da morbimortalidade”, destaca Elcenira Farias, coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose.

O tabagismo já foi identificado como um fator de risco para a tuberculose, tanto ativo quanto passivo, e está fortemente associado à tuberculose latente, assim como à tuberculose ativa, à recidiva e ao aumento da mortalidade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 20% da incidência global de tuberculose pode ser atribuída ao tabagismo, que aumenta em duas vezes e meia o risco da doença. O tabagismo, além de contribuir para o surgimento da tuberculose, apresenta interferência no seu tratamento.

Ao parar de fumar, o risco de morte por tuberculose reduziu cerca de 65% em comparação aos que continuaram a fumar. Dessa forma, a cessação do tabagismo traz benefícios para os fumantes muito além da redução do risco de tuberculose, mas o controle do tabagismo pode afetar diretamente a taxa de mortalidade por tuberculose.