A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária à Saúde e do Planifica SUS, promoveu do dia 22 ao 24, quarta a sexta-feira, a capacitação Manejo Clínico das Doenças Prevalentes na Infância e Estratificação de Risco. A atividade foi realizada na Escola de Música do Acre, em Rio Branco, e foi destinada aos médicos e enfermeiros da Atenção Básica das três regionais de Saúde do Estado.
As doenças prevalentes na infância são as principais enfermidades que acometem as crianças, como problemas de ouvido e de garganta, desnutrição, anemia, diarreia e problemas de crescimento, entre outros.
Já a estratificação de risco consiste no planejamento de ações individualizadas para atender às necessidades de cada paciente, ofertando, assim, um atendimento em saúde rápido, seguro e eficaz aos pequenos.
“Essa é uma estratégia que impacta na redução da morbimortalidade infantil no estado. Os profissionais que estão participando devem repassar o conhecimento para suas equipes e melhorar a conduta na Atenção Básica”, explica a chefe do Núcleo de Saúde da Criança da Sesacre, Priscylla Nunes.