Saúde estadual presta contas à população

A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, apresentou os avanços e os indicadores de saúde (Foto: Assessoria Sesacre)
A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, apresentou os avanços e os indicadores do setor (Foto: Assessoria Sesacre)

Oportunidade para expor os trabalhos desenvolvidos no ano passado, além de debater com os representantes da sociedade civil organizada, trabalhadores e gestores, foi o que ocorreu na manhã desta terça-feira, 25, em audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Durante o evento, a secretária Suely Melo apresentou como funciona todo o complexo estadual de saúde, os atendimentos e procedimentos ofertados pelo governo do Estado e a habilitação de serviços, como o de neurologia, neurocirurgia e transplante de fígado.

Suely destacou, também, os programas de saúde bucal Mais Sorriso e de saúde feminina Mulher Mais Vida, e a habilitação do Hospital Santa Juliana em serviços de cardiologia de alta complexidade.

“Trabalhamos com dinheiro público, então temos que dar satisfação para a sociedade daquilo que a gente faz com essa verba específica destinada à saúde. A cada quatro meses, nós temos que prestar conta do foi gasto, além de anunciar diversos avanços, uma vez que 96% da população no estado é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a secretária.

Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo acreano, Eduardo Farias, esse momento é de fundamental importância, pois o governo do Estado informa onde estão sendo aplicados os recursos. “Pode-se, ainda, verificar se as verbas estão sendo utilizadas conforme o que foi determinado pela Conferência Estadual de Saúde. E podemos colher aqui sugestões sobre a aplicação correta dos recursos da saúde”, destacou o deputado.

Também participaram do evento a secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Elenilsom de Souza, e o deputado estadual Chagas Romão, além de representantes da sociedade civil organizada.

Participação da população indígena

Representantes de 11 etnias indígenas que estavam presentes reconheceram os avanços na saúde do Acre, mas fizeram algumas ponderações sobre possíveis melhorias na saúde oferecida aos índios, para que eles tenham ainda mais acesso às consultas, exames e cirurgias.

Com as reivindicações por parte da comunidade indígena, a secretária Suely Melo convocou uma reunião para ouvi-los e buscar solucionar os problemas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter