A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde do Adolescente, em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e a Secretaria de Educação e Esporte (See), concluiu na ultima sexta-feira, 22, visitas técnicas de alinhamento de ações estratégicas destinadas aos adolescentes de municípios localizados nas regiões do Juruá e Purus.
As visitas técnicas aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde durante toda a semana, e foram direcionadas aos profissionais de saúde com o objetivo de debater e definir ações de saúde específicas aos adolescentes que devem acontecer no segundo semestre de 2018.
De acordo com Antônio Neto, gerente da Divisão de Saúde do Adolescente da Sesacre, as visitas fazem partem do esforço para definir e fortalecer ações de saúde.
“A nossa intenção é justamente essa, trabalhar a promoção e prevenção de saúde do adolescente. Fortalecer também o atendimento para a criança ou adolescente que já sofreu algum tipo de violência, fazendo com que a resolutividade dos casos seja mais ágil”, destaca.
Os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano e Sena Madureira foram contemplados com as reuniões que discutiram a conduta dos profissionais em saúde ao receberem em suas unidades, adolescentes que são vitimas de violência sexual, incidência de casos de tentativa de suicídio, isenção do Dispositivo Intrauterino (DIU) para menores de 18 anos, garantia do adolescente ser atendido sozinho e mutirão de vacinação de HPV.
Cerca de 23 mil cadernetas do adolescente também foram entregues. O material é uma continuação do caderno de vacinação da criança e um instrumento de informação para o adolescente tirar dúvidas sobre a sexualidade e ajudar a orientar os profissionais de saúde durante o atendimento.