Saúde emite nota de esclarecimento

brasao_acre_notas_oficiais

Em relação à morte da criança de seis anos, com suspeita de contaminação por difteria, ocorrida na madrugada desta quinta-feira, 15, no Hospital da Criança, em Rio Branco, a Secretaria de Estado de Saúde esclarece:

– As causas da morte ainda são desconhecidas, pesando a suspeita clínica de difteria, quadro que somente poderá se confirmar após a conclusão de exames específicos que estão sendo realizados pelo Instituto Butantã, com previsão de resultado em 10 dias;

– A direção do Hospital da Criança informa que a paciente deu entrada em sua UTI Pediátrica apresentando histórico de cinco dias de dor de garganta, febre baixa e cansaço; olhos inchados e lesões sangrentas nos lábios. Apresentava, ainda, placas acinzentadas nas amígdalas, com áreas de necrose. No Hospital, todos os procedimentos foram adotados para atender prontamente ao quadro clínico, com a prescrição de antibióticos apropriados, além de soro antidiftérico. No entanto, o quadro evoluiu com piora importante, com instalação de sepse grave. Apesar das medidas adotadas, a paciente foi a óbito nesta madrugada.

– Mesmo ainda não sendo um caso de difteria confirmado, preventivamente, as vigilâncias epidemiológicas do Estado e do município de Rio Branco tomaram todas as providências cabíveis. No local em que a criança residia, foi realizado bloqueio vacinal, com a verificação da carteira de vacinação dos moradores de todas as residências adjacentes, atualizando a situação vacinal de cada pessoa.

Sem mais para o momento, colocamo-nos a disposição para quaisquer novos esclarecimentos.

 Rio Branco – Acre, 15 de maio de 2014.

Irailton Lima

Secretário de Estado de Saúde em exercício

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter