Saúde elabora plano anual de vacinação

A partir de maio começam em todo o país as campanhas de vacinação, mas o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), já executa o plano de ação que deve alcançar todos os municípios.

O departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesacre discutiu ações de planejamento de imunização a serem realizadas este ano e também promoveu uma capacitação com os gestores, técnicos e profissionais da saúde.

“Essa capacitação nos trouxe um conhecimento técnico e também rico em experiência, para chegarmos nos municípios e fazermos um bom trabalho. O nosso foco é a prevenção, e por isso queremos alcançar a meta de imunização que foi pactuada a nível nacional e principalmente estadual”, enfatiza Genivaldo Souza, servidor do Plano Nacional de Imunizações em Mâncio Lima.

A gerente do Plano Nacional de Imunizações no Acre, Dora Holanda, destaca que a elaboração do plano de ação envolve todos os municípios do Acre. “Hoje estamos realizando a reunião preparatória para as campanhas nacionais contra a influenza. É a primeira campanha do ano e a segunda campanha contra a sarampo e poliomielite, queremos discutir e elaborar estratégias diferenciadas para executar esse ano com os 22 municípios”, disse.

As ações visam mobilizar os pais ou responsáveis a levarem os filhos para atualizar a caderneta de vacinação, ajudando a população se prevenir de doenças ou agravação de casos de saúde que podem ser evitadas com a vacinação em dia.

A campanha visa manter a cobertura vacinal contra doenças como poliomielite, rubéola e sarampo garantindo a manutenção da vacinação e também para os que não receberam a dose da vacina.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter