Estratégias

Saúde e conselho de secretários se reúnem para definir ações estratégicas

População será beneficiada com projetos de atenção à saúde e da área de regulação 

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) se reuniram nesta quarta-feira, 14, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para discutir o Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (PASES).

O objetivo da reunião foi reafirmar o planejamento de ações estratégicas junto ao Conass e estruturar a secretaria para desenvolvê-las ao longo do ano.

Sesacre e Conass reunidos para discutir planejamento de ações em benefício da saúde no Acre Foto: Odair Leal/ Sesacre.

“A Secretaria de Estado de Saúde do Acre aderiu a alguns projetos que o Conass disponibiliza dentro do PASES e hoje nós fizemos o monitoramento de projetos que já estão em andamento na Sesacre e reforçamos algumas agendas, principalmente voltadas para a gestão, planificação da atenção à saúde e outros projetos da área de regulação”, esclarece o assessor técnico do Conass René José Moreira Santos.

A reunião também teve como finalidade identificar os problemas na estrutura administrativa e procurar otimizar o trabalho da Sesacre. De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Faustino Marques, a população será diretamente beneficiada.

“É a melhora no atendimento à população desde o nível básico, que é a atenção primária, até às atividades mais complexas de saúde que a secretaria oferece”.

O Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (PASES) surgiu a partir do Planejamento Estratégico e Operacional do Conass e visa apoiar as secretarias estaduais de saúde com projetos em diversas áreas temáticas do Sistema Único de Saúde (SUS).