Saúde e acadêmicos de fonoaudiologia realizam 1ª Oficina de Saúde Vocal para idosos

A longevidade é, sem dúvidas, um dos maiores ganhos das últimas décadas. Entretanto, não basta viver mais, é preciso que os anos adicionais sejam vividos com qualidade de vida e bem-estar físico e mental, nível de independência e sociabilidade, já que a terceira idade há muito tempo deixou de ser vista como o fim da vida.

Participativos e mais ativos, além de muito atuantes e cientes de seus direitos, os idosos vêm buscando desfrutar cada vez mais do tempo para não apenas viver mais, mas viver melhor. Neste sentido, muitas atividades e ações são desenvolvidas hoje no Acre voltadas para a população idosa, ou “melhor idade” como é intitulada.

Antecipando as comemorações da Semana do Idoso, em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no Brasil em 1º de outubro, data que faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso em 2003, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com acadêmicos do 6º período de Fonoaudiologia do Centro Universitário Uninorte, realizaram a 1ª Oficial de Saúde Vocal voltada para a terceira idade, na manhã desta terça-feira, 24.

O coral da terceira idade, da Policlínica Barral Y Barral, entoando “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos, marcou a abertura da oficina, realizada na Unidade Básica de Saúde Rosa Maria dos Santos, no Jardim Primavera. O objetivo do evento foi promover a saúde vocal dos idosos. Uma das ministradoras do evento, Sara Miranda destacou que muitas pessoas acabam não dando muita atenção à própria voz, mas que ela também sofre com a passagem do tempo e que, portanto, necessita de cuidados.

“Uma alimentação equilibrada, os cuidados com a saúde e atividades físicas beneficiam a voz, que com o passar dos anos se torna mais frágil e com menor projeção e intensidade. Beber água com regularidade em pequenos goles é fundamental para hidratar as pregas vocais durante o uso da voz. Procuramos trazer elementos para que os idosos percebam a sua voz de uma forma diferente. Despertando esse olhar de cuidado com essa importante ferramenta de comunicação”, orienta.

As orientações sobre os cuidados com a voz são reforçados pela fonoaudióloga Daisy Cristina Guerra, que supervisionou a oficina de saúde vocal com os idosos. “A oficina é de suma importância, pois trabalha-se a promoção de saúde, orientando sobre a importância dos cuidados com a voz, principalmente nessa faixa etária que ocorre o envelhecimento vocal, chamado presbifonia. Outro ponto é demonstrar essa atuação fonoaudiológica no campo da Gerontologia, divulgando a profissão e inserindo os idosos a mais uma atividade de promoção a sua saúde”, observa.

Sobre a iniciativa dos acadêmicos de fonoaudiologia com a realização da oficina de saúde vocal, a coordenadora municipal de Saúde do Idoso, Valgerlângela Sousa, ressalta a importância das ações voltadas aos idosos que refletem diretamente na expectativa de vida desse grupo, fazendo com que esta população supere as limitações do cotidiano e atinja um maior grau de independência.

“Estamos iniciando essa parceria com os acadêmicos de fonoaudiologia da Uninorte que considero positiva e que trará excelentes resultados à saúde do idoso. A oficina foi um momento de muito aprendizado e também de lazer, socialização, saúde e bem-estar para os idosos.  O processo de envelhecimento não precisa mais ser sinônimo de incapacidade e depressão. A fonoaudiologia vem para somar na assistência multiprofissional que atua junto à população idosa”, ressalta.

A oficina contou com a participação de cerca de 60 idosos, que atentos às explicações da turma, se mostraram interessados em aprender a cuidar da própria voz. A aposentada Maria das Graças conta que não tinha ideia de que sua voz era tão importante e necessitava de cuidados especiais.

“A gente quando sente uma dor de cabeça toma um remédio, quando a dor não passa vamos ao médico ver o que está acontecendo. Já quando o problema é com a voz, aquela rouquidão ou dor ao falar a gente acaba deixando para lá sem dar muita atenção. Graças à oficina eu pude aprender que minha voz é importante e precisa ser cuidada. Aprendi muitos exercícios, como descansar a voz, como aquecer e respirar direito. O que não aprendi na mocidade, estou tendo a oportunidade de aprender agora”, diz a aposentada.

Também houve entrega de brindes, dança com música ao vivo e um café da manhã reforçado aos idosos durante a oficina. A ação também contou com o apoio técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter