O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu nesta quarta-feira, 25, uma programação com capacitação para o uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. As atividades foram realizadas no auditório do Bloco D, do Centro Universitário UniNorte, de Rio Branco, e eram destinadas aos coordenadores estaduais de Saúde do Idoso.
O objetivo, segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde da Pessoa Idosa, Cleide Rebouças, foi contribuir para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado.
“Queremos ampliar a avaliação de idosos que procuram o serviço público de saúde em seus diferentes níveis de complexidade, de modo a criar uma operacionalização de assistência, mantendo sua autonomia e independência nessa etapa do desenvolvimento humano. Rio Branco foi o primeiro entre os municípios a implantar a Caderneta do Idoso, chegando a 85% das equipes de saúde qualificadas para seu uso”, informou a coordenadora.
Entre os temas abordados durante as atividades da programação estão: envelhecimento populacional e dados epidemiológicos, políticas de atenção à pessoa idosa, síndromes geriátricas, introdução ao instrumento de avaliação funcional da pessoa idosa, pontos de atenção à pessoa idosa, e plano de ação e de implementação da Caderneta de Saúde do idoso, entre outros.