Saúde do Homem será implantado em Acrelândia e Plácido de Castro

Ações itinerantes para a implantação do Programa Saúde do Homem serão realizadas nos dias 22 e 23 de junho, respectivamente, nos municípios de Acrelândia e Senador Guiomard. Homens da faixa etária entre 19 e 59 anos receberão atendimento médico com os especialistas Mauro Trindade e Fernando de Assis (urologistas) e Warley Guerra (geriatra).  A previsão é que sejam realizadas, em média, 200 consultas em cada um dos municípios.

Em Acrelândia, o atendimento será no Núcleo de Apoio de Saúde à Família (NAF) e em Plácido de Castro, na Unidade de Saúde da Família Maria de Fátima Ferreira de Paula. Os profissionais de saúde da atenção básica dos dois municípios participarão da Oficina de Implantação das Ações de Prevenção e Promoção da Saúde do Homem, ministrada pela bióloga Maria do Carmo Guimarães, no Centro de Florestania em Acrelândia.

O Programa Saúde do Homem atende à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem com o objetivo de orientar ações preventivas para a população masculina no Estado e já foi implantado nas cidades de Rio Branco, Epitaciolândia, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Assis Brasil, Manuel Urbano, Brasileia e Xapuri. Além dos atendimentos clínicos realizados nestes municípios na semana de implantação, os profissionais de saúde que atuam no programa passaram por capacitação específica para atender a este público.

Mutirão

Em parceria com os serviços de urologia do Hospital das Clínicas e com a Sociedade Brasileira de Urologia, o programa promove de 15 a 30 de junho mutirão de cirurgias de próstata na tentativa de zerar a demanda reprimida deste procedimento no Estado para os pacientes do SUS e dar continuidade ao atendimento secundário iniciado em 2011.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter