diagnóstico laboratorial

Saúde do Estado realiza primeiro simpósio de análises clínicas em Rio Branco

Os exames de análises clínicas, que colhem material biológico do paciente para obter informações sobre seu organismo, são de total importância para acompanhar a saúde do indivíduo, seja para prevenção ou tratamento.

Para propiciar a troca de conhecimentos na área, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realiza nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, o I Simpósio de Análises Clínicas, no auditório da Unimeta, em Rio Branco.

I Simpósio de Análises Clínicas está sendo realizado no auditório da Unimeta, em Rio Branco. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias e de conhecimento entre alunos, professores, gestores, profissionais e servidores, no âmbito da saúde e diagnóstico laboratorial. Além das palestras, o simpósio terá minicursos teóricos e práticos, com os seguintes temas: hematologia, parasitologia, urinálise e fluidos corporais, líquido cefalorraquidiano e biologia molecular.

Secretário Pedro Pascoal: “Precisamos sempre atualizar o conhecimento científico”. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, o objetivo do evento é mostrar a importância da educação continuada, da atualização e da reciclagem de profissionais.

“Será o primeiro de muitos simpósios, em todas as áreas. Precisamos estimular o conhecimento e temos um projeto de reativação da Escola de Saúde. A pandemia nos mostrou que precisamos sempre atualizar o conhecimento cientifico”, destacou.

Aglanair Abugoche, chefe da Divisão da Organização de Apoio Diagnóstico da Sesacre. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Aglanair Abugoche, chefe da Divisão da Organização de Apoio Diagnóstico, ressaltou que o público-alvo do evento são biomédicos, bioquímicos e técnicos de laboratório. “Também convidamos estudantes e profissionais da área, para que se atualizem e tirem suas dúvidas do dia-a-dia no laboratório”, explicou.