Pela primeira vez, pacientes foram beneficiados com o mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado na Unidade Mista Hospitalar de Rodrigues Alves, nesta segunda-feira, 19 e na terça-feira, 20.
Por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), espera-se que 120 cirurgias oftalmológicas sejam realizadas. Os beneficiados são pessoas portadoras de catarata, como o aposentado Uilson da Silva, que relata como a doença afetava seu dia a dia na realização de tarefas simples, como pescar: “Sentia o peixe segurar a isca, mas não conseguia ver a linha do anzol mexer”.
A catarata é uma doença em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados. Ao todo, 16 profissionais estão envolvidos no mutirão, em que alguns pacientes são do tratamento fora de domicílio (TFD).
A gerente administrativa do Complexo Regulador Regional do Vale do Juruá, Manuela Santiago, destaca a importância do serviço ser realizado no município, o que dispensa deslocamento. “Algumas dificuldades desses pacientes são as questões financeiras e o deslocamento para outro local. Em outro momento, queremos também realizar cirurgias de pterígio”, explica.