Saúde do Acre realiza mutirão para acelerar entrega de próteses ortopédicas

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo ( Fundhacre) e da Secretaria de Saúde (Sesacre), promoveu nesta quinta feira, 29, em Rio Branco, um mutirão de avaliação funcional para a concessão de próteses ortopédicas. A iniciativa faz parte das ações do Janeiro Roxo, mês dedicado à  conscientização e combate à hanseníase.

O evento foi realizado na Oficina Ortopédica, unidade que integra a estrutura de assistência da Fundhacre, situada nas dependências do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), complexo hospitalar vinculado à rede da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Essa integração visa acelerar o processo de atendimento e reduzir a fila de espera, garantindo que os pacientes recebam os equipamentos necessários para retomar sua mobilidade com agilidade e precisão técnica. 

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: IMG_6366-scaled.jpg
Fluxo de atendimento durante a ação do Janeiro Roxo na Oficina Ortopédica. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A realização do mutirão marca um momento importante da Saúde. Segundo o titular da Sesacre, Pedro Pascoal, a ação reafirma o papel original da unidade .

O secretário de Saúde ressaltou o fortalecimento dos serviços especializados na unidade: “O Into é uma unidade referenciada, voltada para traumatologia e ortopedia, e trabalhamos agora na consolidação dessa estrutura para que o instituto opere em sua totalidade, cumprindo sua vocação de oferecer suporte especializado á nossa população”.

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: IMG_6384-scaled.jpg
Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, durante vistoria ao mutirão de avaliações. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, destacou a relevância da data: “Hoje é um dia emblemático para a saúde do Acre, pois iniciamos o nosso mutirão para confecção de próteses, priorizando este período alusivo ao combate à hanseníase”

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: IMG_6372-scaled.jpg
Presidente da Fundhacre, Soron Steiner, acompanha os atendimentos do mutirão. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O reflexo da organização e do empenho das equipes foi sentido diretamente por quem aguardava por atendimento.

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Foto_-Tiago-Araujo-scaled.jpg
Jonatas Anastácio passa por avaliação técnica no Into, Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O paciente Jonatas Anastácio agradeceu o empenho das equipes e a organização do atendimento: “Eu só tenho a agradecer às instituições que estão envolvidas com isso tudo. Estou achando tudo bem organizado e estou feliz pela oportunidade de estar aqui”.

A partir das avaliações funcionais realizadas no mutirão, o cronograma de atendimento segue agora para as etapas de moldagem e confecção personalizada das peças na Oficina Ortopédica. O serviço de órteses e próteses da Fundhacre atende pacientes de todos os municípios do estado, funcionando como o principal centro de referência em reabilitação física e reintegração social da rede pública acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: