Boas Práticas

Saúde do Acre participa de Workshop Nacional de Eletrocardiograma em Brasília

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), participou de um significativo Workshop de Boas Práticas em Eletrocardiograma na capital federal, Brasília, de 22 a 24 de novembro. O evento foi uma iniciativa do Hospital do Coração (Hcor), com o apoio do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),  Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde(Proadi-SUS).

Workshop de Boas Práticas em Eletrocardiograma na capital federal, Brasília. Foto: Cedida

A Unidade de Pronto Atendimento ( UPA) do 2º Distrito de Rio Branco foi uma das participantes destacadas, escolhida por seu desempenho no projeto de Boas Práticas em Eletrocardiograma. Desde janeiro de 2023, a unidade tem se destacado pelo cumprimento das metas estabelecidas pelo projeto do Hcor, apresentando resultados notáveis.

Adalo Lima, gerente de Assistência da UPA do Segundo Distrito, representante do Estado, comentou sobre a importância do evento: “Este workshop, que marca o encerramento do projeto de 2023, reuniu mais de 90 UPAs de todo o país. Foi uma oportunidade para discutir os resultados alcançados, com algumas unidades se destacando mais do que outras. Foi uma experiência enriquecedora, onde todos os indicadores foram apresentados e discutidos. Nosso projeto de boas práticas em eletrocardiograma está completando 12 meses de atuação e é gratificante acompanhar a evolução de nossa unidade.”

Adalo Lima, gerente de Assistência da UPA do Segundo Distrito, representante do Estado, no Workshop. Foto: Cedida

O workshop abordou tópicos cruciais, incluindo estratégias para aprimorar o atendimento de doenças cardiovasculares, as principais causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, o infarto agudo do miocárdio causa cerca de 360 mil óbitos anuais. O projeto Boas Práticas, executado por meio do Proadi-SUS, visa responder a esse desafio, aprimorando a qualidade na assistência e a segurança do paciente. Seu foco é a agilidade no diagnóstico do infarto e das arritmias cardíacas, além de capacitar médicos plantonistas por meio de teleconsultorias e sessões de aprendizagem virtual, otimizando o fluxo de atendimento no SUS.

Este workshop incluiu palestras importantes, destacando-se como um marco na busca contínua por melhorias na saúde pública brasileira, especialmente no tratamento e diagnóstico de doenças cardiovasculares.