O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), orienta a população nesta quarta-feira, 29, sobre a importância da vacinação e das medidas preventivas contra a covid-19, devido ao aumento significativo de casos de síndromes respiratórias nas últimas semanas.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Acao-de-vacinacao-na-OCA.-Foto-Odair-Leal-8-1024x683.jpg)
De acordo com a técnica da Área de Monitoramento dos Vírus Respiratórios da Sesacre, Anub Martins, o aumento de casos começou no fim de dezembro e teve seu pico na última semana do mês de janeiro, com 1.113 casos registrados. “Precisamos enfatizar que a vacinação é a principal medida de prevenção, especialmente para grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades, que são os mais afetados pela doença”, destaca.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/IMG_6145-1024x683.jpg)
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, reforça o chamado à imunização, destacando que os casos mais graves de síndromes respiratórias foram registrados em pessoas que não haviam completado seu ciclo vacinal: “A vacina previne casos graves e mortes. Precisamos que a população compareça aos postos para se imunizar”.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/IMG_3704-1024x682.jpeg)
A Sesacre solicitou ao Ministério da Saúde um novo lote de vacinas. Segundo Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, o Estado recebeu recentemente cinco mil doses para adultos e 1.600 para crianças. “Todos os meses recebemos esse lote, e é fundamental que a população busque a imunização para evitar complicações”, diz.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/Mutirao-de-vacinacao-contra-a-covid-19.-Foto.-Odair-Leal-9-1024x678.jpg)
Além do chamamento à vacinação, a Sesacre também relembra medidas individuais para conter a disseminação do vírus, como o uso de máscaras por pessoas sintomáticas, evitando ambientes fechados e com aglomeração. A Secretaria de Saúde também solicitou a ampliação do horário de atendimento em unidades de saúde dos municípios com maior incidência de casos, como Rio Branco.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/CRIE-Vacinacao-das-criancas.-Foto.-Odair-Leal-Sesacre-16-1024x678-1.jpg)
A população acreana é orientada a manter o esquema vacinal atualizado e a procurar as unidades de saúde ao apresentar sintomas gripais, para evitar a propagação do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis.