Saúde do Acre e Fapac promovem oficina da 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), realizou na terça-feira, 21, a oficina da 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). O evento, que ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rio Branco, teve como tema “Ciência e a Inovação Sustentável de que precisamos”.

Edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) tem como tema: “Ciência e a Inovação Sustentável de que precisamos”.  Foto: Odair Leal/Sesacre

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico nas unidades federativas (UFs) do Brasil. Seu objetivo é atender às peculiaridades e especificidades de cada região e contribuir para a redução das desigualdades regionais. Coordenado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, o programa conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), além das secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Ciência e Tecnologia (Sect).

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

Durante o evento, Marcos Malveira, assessor técnico do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, destacou a importância do programa para a pesquisa científica no setor público de saúde. “Esse é o programa de pesquisa para o SUS, que destina recursos públicos para que sejam realizadas pesquisas na área científica para os serviços públicos de saúde. Então, esse é o momento em que discutimos com universidades e outras instituições de ensino e pesquisa quais são as prioridades do serviço público de saúde que devem ser estudadas”.

Marcos Malveira, assessor técnico da Sesacre, destacou a importância do programa para a pesquisa científica no setor público de saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

O diretor-presidente da Fapac, Moisés Diniz, enfatizou a colaboração financeira entre o Estado e o Ministério da Saúde para a realização do programa: “O PPSUS é um programa do Ministério da Saúde e cabe aos estados aderirem colocando um real para cada quatro do ministério. Por exemplo, o governo colocou 250 mil reais e o Ministério da Saúde está colocando um milhão de reais. Esse recurso é destinado a ouvir gestores, diretores de hospitais, médicos e secretários de Saúde para levantar as necessidades do sistema de saúde do Acre. Hoje, estamos ouvindo especialistas e pesquisadores para definir as linhas básicas de pesquisa que serão enviadas a Brasília”.

O diretor-presidente da Fapac, Moisés Diniz, enfatizou a colaboração financeira entre o Estado e o Ministério da Saúde para a realização do programa. Foto: Odair Leal/Sesacre

Patrícia Satraba, chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da Diretoria de Planejamento e Gestão do SUS da Sesacre, ressaltou a relevância do evento para a saúde pública do Acre: “Esse é um evento importante para o nosso estado e para a saúde pública do Acre. Estamos na oitava edição do programa, que traz a priorização das necessidades de saúde do nosso estado, levando em consideração nossas dificuldades e particularidades regionais. Essas pesquisas são extremamente relevantes, pois impactarão diretamente na saúde da nossa população”.

“Estamos na oitava edição do programa, que traz a priorização das necessidades de saúde do nosso estado”, ressaltou Patrícia Satraba. Foto: Odair Leal/Sesacre

O encontro contou com a presença de representantes de universidades, institutos federais e outras instituições de ensino e pesquisa, reforçando a colaboração entre o governo e o meio acadêmico na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a saúde pública do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter