Saúde do Acre é destaque na 2ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou em Brasília, no período de 10 a 12 de dezembro, da II Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, I Mostra de Saúde Mental na APS e I Mostra de Cuidados Paliativos e Segurança da Pessoa.

Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, I Mostra de Saúde Mental na APS e I Mostra de Cuidados Paliativos e Segurança da Pessoa. Foto: Ascom/Conass

O evento, realizado de forma conjunta pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Associação Civil Umane, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em parceria com o Ministério da Saúde, teve como missão promover o compartilhamento de resultados e boas práticas da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Acre destacou-se ao ser um dos estados escolhidos para a apresentação oral do relato de experiência no Ambulatório de Atenção Especializada. Foto: cedida

O Acre destacou-se ao ser um dos estados escolhidos para a apresentação oral do relato de experiência no Ambulatório de Atenção Especializada, por meio do projeto PlanificaSUS, coordenado pela Sesacre. Além disso, dois trabalhos foram apresentados no formato de e-banner, enfocando temas como a transversalidade da segurança do paciente e a gestão de tecnologias em saúde para enfrentar a mortalidade materna.

Na agenda da conferência participaram representantes importantes do Acre, como Francisca Luzia Guimarães, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Policlínica do Tucumã e Elenira Silva, secretária Municipal de Saúde de Plácido de Castro.

Emanuelly Nóbrega, chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar e coordenadora Estadual da Planificação de Atenção à Saúde pela Sesacre, em sua fala, destacou a importância do evento como uma oportunidade de compartilhar práticas e experiências bem-sucedidas em nível nacional.

Emanuelly Nóbrega, chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar e coordenadora Estadual da Planificação de Atenção à Saúde pela Sesacre. Foto: cedida

“Um dos principais objetivos do evento é o compartilhamento de práticas e experiências exitosas a nível nacional, trazendo uma perspectiva do fortalecimento e integração entre a atenção primária e a especializada, que é o que o projeto Planifica SUS tem como premissa”, enfatizou.

Nóbrega também ressaltou que a conferência proporcionou uma imersão nas novas políticas implementadas, incluindo a política nacional de atenção especializada, bem como nas políticas de cuidados paliativos e segurança do paciente. Ela concluiu enfatizando que a participação do Acre no evento resultou em significativas oportunidades e avanços para o estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter