Saúde divulga número de casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya

Ações de conscientização são intensificadas para combater o Aedes aegypti (Foto: Arquivo/Sesacre)
Ações de conscientização são intensificadas para combater o Aedes aegypti (Foto: Arquivo/Sesacre)

A sétima edição do Boletim Epidemiológico de 2016 foi divulgada nesta quarta-feira, 9, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O informe traz os dados atualizados das notificações de dengue, chikungunya e zika vírus registrados no estado até a sétima semana epidemiológica, de 3 de janeiro a 20 de fevereiro.

Até o momento, 30 (0,9%) foram confirmados, 277 (8,5%) descartados e 2.914 (90,2%) estão em investigação e aguardando resultado laboratorial.

Em igual período de 2015, registraram-se 5.099 casos suspeitos, dos quais 3.077 (60,3%) foram confirmados como dengue e 1.729 (33,9%), descartados. Os dados revelam, portanto, uma queda de 36,7% nas notificações no estado.

Além da dengue, seguem em investigação laboratorial e epidemiológica 317 casos suspeitos de febre chikungunya e 363 de zika vírus.

Na última semana de fevereiro, foi confirmado, laboratorialmente, o primeiro caso de zika vírus, comprovando a circulação autóctone do vírus no Acre, uma vez que a paciente não havia saído do estado.

Segundo Eliane Costa, gerente da Vigilância Epidemiológica, o caso confirmado é de uma mulher de 35 anos, no segundo trimestre de gravidez. “Por se tratar de um grupo de risco, todas as medidas já estão sendo tomadas para o acompanhamento da mãe e do feto, durante a gestação e o pós-parto”, explica.

O estado investiga 26 casos de recém-nascidos com microcefalia para confirmar ou descartar a relação com o zika vírus, sendo que 23 são de mães residentes no Acre e três casos oriundos de Rondônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter