cabeça boa

Saúde desenvolve programação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Nesta sexta-feira, 18, é celebrado um dia de extrema importância para a saúde mental, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde Mental, em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) e o Comitê Estadual de Enfrentamento à Exploração Contra Crianças e Adolescente, desenvolve uma programação com quatro dias de duração.

Além de falar sobre saúde mental, a programação pretende abordar o enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente, que também é celebrado no dia 18 de maio. A programação conta com diversas atividades, como rodas de conversa, mesas-redondas, caminhadas, cinema e seminários.

“Fizemos essa agenda conjunta para discutir as politicas públicas de proteção e promoção aos direitos humanos, tanto para acolher e proteger nossas crianças como para desenvolver um sistema de saúde que está atento a atender a população”, explica a gerente da Divisão de Saúde Mental da Sesacre, Márcia Aurélia Pinto.

Em relação à saúde mental, o objetivo é discutir e enfrentar o preconceito ainda existente contra os usuários dos serviços de saúde mental e, ainda, lembrar a importância de realizar o tratamento desses usuários sem que seja necessário isolá-los.

Márcia explica a importância da data para os profissionais de saúde metal. “Ela marca para nós, da saúde mental, tudo que temos hoje em construção de políticas públicas. Foi a partir de um movimento de trabalhadores e gestores, que foram às ruas pedir melhores condições de tratamento às pessoas com transtornos mentais, que nós conseguimos desenvolver um sistema que possa cuidar dessas pessoas sem precisar prender, como se elas estivessem em uma prisão.”

Confira AQUI a programação completa: