melhor idade

Saúde capacita profissionais sobre utilização da Caderneta de Saúde do Idoso

Joelma Souza, Divisão de Saúde do Idoso, afirma que a caderneta é importante para oferta de um serviço de qualidade (foto: Júnior Aguiar)

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é um instrumento proposto pelo Ministério da Saúde (MS) para auxiliar equipes de saúde e os próprios idosos no manejo da saúde desse público e para qualificar a atenção ofertada a eles.

A caderneta permite o registro e acompanhamento de informações como dados pessoais, sociais e familiares, condições de saúde e hábitos de vida, além de identificar vulnerabilidades e ofertar orientações sobre o autocuidado.

Para orientar os profissionais do estado quanto ao uso e manuseio da Caderneta, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde da Pessoa Idosa, promoveu nesta terça-feira, 12, uma capacitação que ocorreu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Segundo a coordenadora da Divisão de Saúde da Pessoa Idosa, Joelma Patrícia Souza, os profissionais de saúde poderão conhecer melhor a pessoa idosa de sua área de saúde, podendo assim contribuir com a melhoria do fluxo de atendimento dentro da perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse encontro em específico teve foco na prevenção às quedas, que representam um grave problema de saúde pública devido suas consequências que vão desde lesões leves, até fraturas. Os participantes receberam o treinamento e, por meio de visitas domiciliares, trabalharão a prevenção e como orientar para evitar esse tipo de acidente e suas consequências”, esclareceu Joelma.