Teve início na manhã desta segunda-feira, 24, no Centro de Formação Técnica (Ceflora), em Cruzeiro do Sul, o curso de capacitação para cem novos Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), que farão parte do novo grupo de trabalho da equipe de Endemias local.
O curso tem como objetivo preparar agentes para atuarem nas ações de controle e combate à malária no município e é ministrado por técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com técnicos das Endemias da prefeitura de Cruzeiro do Sul.
A capacitação terá duração de uma semana, de 24 a 28 de março, e carga horária de 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, voltadas para diagnóstico rápido, tratamento oportuno, controle vetorial e educação e saúde.
“Embora ainda seja alto o número de casos de malária notificados no ano de 2013, o município teve, nos dois primeiros meses deste ano, uma redução de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que mostra que estamos no caminho certo”, ressalta a gerente do Departamento do Controle de Endemias da Sesacre, Thayna Holanda.
“Com essa nova equipe, queremos formar profissionais que possam proporcionar resolutividade, realizando um serviço de maior qualidade para a população de Cruzeiro do Sul”, explica Thayna.