Saúde auxilia municípios na implantação de sistema da Atenção Básica

Técnicos da Sesacre e MS orientam os gestores municipais para efetivação do sistema (Foto: Cedida)
Técnicos da Sesacre e MS orientam os gestores municipais para efetivação do sistema (Foto: Cedida)

Para reestruturar as informações da atenção primária à saúde (APS), o Ministério da Saúde (MS), lançou em 2013 e-SUS AB que vai substituir, a partir de 20 de junho, o Sistema de Informações da Atenção Básica (Siab).

No Acre, técnicos da Divisão de Atenção Primária, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), juntamente com consultores do MS, estão indo aos municípios orientar os gestores locais e assessorar a equipe na implantação do e-SUS, assim como capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para o preenchimento das fichas do novo sistema de informação.

De acordo com Marília Carvalho, gerente da Divisão de Atenção Primária, as visitas técnicas iniciaram no dia 20 de abril e seguem até 29 de maio. “Nossa expectativa é que todos os municípios sejam visitados até o fim de maio. Esse novo sistema vai melhorar a gestão da informação na Atenção Básica, pois permite mais agilidade na coleta de dados. Isso representa mais uma conquista para melhoria dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou.

E-SUS Atenção Básica

Lançado em 2013, o e-SUS AB vai substituir, a partir de 20 de junho próximo, o Sistema de Informações da Atenção Básica (Siab), que opera desde 1996. Idealizada pelo Ministério da Saúde, a estratégia funcionará para reestruturar as informações da atenção primária à saúde (APS), modernizando sua plataforma tecnológica com o objetivo de informatizar as unidades básicas de saúde, oferecer ferramentas para ampliar o cuidado e melhorar o acompanhamento da gestão. As principais premissas do programa são: a agilização da coleta dados, a individualização do registro a partir das demandas dos usuários, a produção de informação integrada e o cuidado centrado no indivíduo, na família e no território.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter