O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 22, com representantes dos setores de Vigilância em Saúde e Epidemiologia, Tecnologia da Informação, Setor Administrativo e Centro de Operações Emergenciais (COE) à Covid-19 para discutir detalhes burocráticos e garantir a segurança das informações na ferramenta de transparência sobre os dados financeiros e de monitoramento da doença no estado.
Os dados que constam na plataforma de transparência, disponível no lado direito do site oficial de notícias do Estado, são alimentados de acordo com as informações disponíveis no E-SUS/VE, do Ministério da Saúde, e nas plataformas dos órgãos financeiros.
Assim como o Plano de Contingência do Estado, que é flexível e adaptável ao cenário epidemiológico, a plataforma também está em constante aperfeiçoamento para atingir um nível satisfatório de informações. “Estamos estudando quais informações acrescentar ali, para que a população tenha conhecimento atualizado do cenário de Covid-19 no estado, tanto em relação aos gastos financeiros como aos dados epidemiológicos”, explicou a responsável pela assessoria do COE, Marília Carvalho.
Para a manutenção das informações, faz-se necessário a parceria e esforço do município para alimentar a plataforma do E-SUS/VE: “A gente está tentando aprimorar para poder passar as informações da melhor forma possível. A Sesacre, por meio do secretário Alysson Bestene, vai agendar uma reunião com os secretários de saúde municipais para fortalecer esse serviço, explicou Marília.