A secretaria adjunta de Administração e Finanças e o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) realizaram na manhã desta quinta-feira, 15, uma capacitação para gestores e técnicos dos almoxarifados de distribuição de materiais hospitalares, referente a reformulação de um sistema que agrupa diversos serviços e é importante para o controle da saída e entrada de materiais de saúde nas unidades.

O sistema interno da Sesacre já existe e foi aprimorado, já que agora vai ser possível identificar com mais precisão a necessidade de cada unidade da saúde estadual em todos os 22 municípios acreanos.

O sistema também apresenta mais praticidade e dinâmica para apontar a necessidade de equipamentos hospitalares, obedecendo a um fluxo de atendimento de pedidos das unidades de saúde, de acordo com os recursos e o orçamento disponíveis para o ano.

O gerente da divisão de Tecnologia da Informação da Sesacre, Stênio Canizo, destaca que o sistema permite que os gestores de controle dos almoxarifados possam visualizar quais as demandas reprimidas das unidades de saúde. “Esse ano conseguimos elaborar uma ferramenta que consegue atender e acompanhar do inicio ao final todo o processo de pedido das unidades de saúde, e tudo conforme a anualidade orçamentária”.

O secretário adjunto de Administração e Finanças da Sesacre, Kleyber Guimarães, ressalta que não foi necessário nenhum custo adicional para o desenvolvimento da atualização do sistema, já que tanto a criação e a atualização foram feitas pelos servidores que compõem a divisão de TI. “É uma ferramenta que vem para agilizar e aprimorar o fluxo de atendimento nas unidades de saúde, viabilizando as aquisições de bens, produtos e serviços para atendimento as unidades”.