Saúde apresenta projeto de reestruturação gerencial

Servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) se reuniram na última sexta-feira, 23, para discutir o programa de acompanhamento do Projeto de Reestruturação Gerencial da Sesacre, assim como apresentar as ações do Fundo Estadual de Saúde e execução orçamentária.

“Este é um dos momentos de avaliação do trabalho que estamos fazendo junto ao Conass. Com essa grande parceria estamos avaliando os trabalhos que estão sendo feitos para a reestruturação nos modelos, métodos de trabalho e revisão dos procedimentos e a maneira de como fazemos saúde”, explica o secretário adjunto de Planejamento e Gestão da Sesacre, Rui Arruda.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações realizadas decorrentes do planejamento da Sesacre em parceria com o Conass, que objetivam o aprimoramento do Fundo Estadual de Saúde, da metodologia de planejamento e outras ações de organização de fluxo de processo.

“É sempre bom se reinventar, e nós pedimos essa parceria do Conass exatamente para fazer essa reinvenção da saúde, de ajustar e tornar mais eficiente e eficaz no nosso trabalho”, destaca Arruda.

De acordo com o Secretário Adjunto de Administração e Finanças da Sesacre, Kleyber Guimarães, a ideia é apresentar a todos os servidores os resultados alcançados e as novas perspectivas quanto ao financiamento do SUS com relação às transferências do Fundo Nacional de Saúde para ao fundo estadual, passando informações atualizadas para que as ações caminhem de forma alinhada em 2018.

“Todas as ações que desenvolvemos têm impacto significativo nas ações voltadas aos usuários do SUS. Essa remodelagem da captação e gerenciamento dos recursos influi diretamente na aquisição de bens, produtos e serviços que de forma direta estarão sendo aplicados nas atividades de saúde voltadas ao cidadão, resultando em eficiência e melhor gasto do recurso público”, enfatiza Kleyber Souza.

Fundo Estadual

O Fundo Estadual de Saúde funciona como um financiador da saúde. O Acre desenvolve um trabalho para reestruturação, atendendo a alteração na lei de 2012 quanto à normativa 141, que regulamenta a forma de financiamento da saúde. Para isso, foi firmada uma parceria entre a Sesacre e o Conass no sentido de viabilizar todas as informações necessárias para que se faça a reestruturação.

Conass

O Projeto de Reestruturação Gerencial que está sendo em parceria entre Sesacre e Conass, já esta sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2017 por meio de uma série de oficinas e ações, assim como o acompanhamento do plano de ação.

“Toda melhoria na reestruturação das áreas administrativas, planejamento e gestão, repercute diretamente na assistência ao usuário, e principalmente a de planejamento, pois é onde se organizam os processos. A melhoria interna na secretaria permite mais agilidade nos processos e melhora o resultado para a população no acesso a todas as ações do serviço público de saúde”, enfatiza Renê Santos, coordenador técnico do Conass.

O Conass é uma instituição que congrega as 26 secretarias estaduais de saúde do Brasil e a do Distrito Federal e tem como missão, com a presença de seus técnicos, apoiar em diversas áreas, ajudando a desenvolver ações e métodos de trabalho com objetivo de melhorar a saúde pública no país.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest