Sarau marca comemorações do Dia Nacional da Alfabetização

Meta do governo é erradicar analfabetismo no Acre até 2018 (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Meta do governo é erradicar o analfabetismo no Acre até 2018 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), realiza nesta quinta-feira, 17, o I Sarau do Programa Quero Ler, sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Alfabetização. A atividade será no auditório da secretaria, às 16 horas.

O Dia Nacional de Alfabetização é comemorado nesta segunda-feira, 14, e o secretário-adjunto de Alfabetização, Evaldo Viana, faz questão destacar a importância do Programa Quero Ler, que pretende alfabetizar 50 mil pessoas no estado até o fim de 2018.

Segundo ele, atualmente o programa tem sete mil alunos matriculados, e em dezembro serão mais oito mil.

Em abril de 2017, mais 12 mil novos alunos; em setembro, outras 10 mil matrículas e em fevereiro de 2018, nove mil alunos.

“Com essa decisão do governador Tião Viana de alfabetizar todas as pessoas que não tiveram acesso ao ensino e à alfabetização na época certa, o Acre hoje, podemos dizer, tem muito a comemorar neste dia, porque as pessoas poderão continuar seus estudos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, afirmou o secretário-adjunto.

No sarau, que contará com a presença do governador Tião Viana e do secretário de Educação e Esporte Marco Brandão, haverá leitura de poesias, apresentações musicais e sorteios de brindes, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos e uma moto para os alunos que estão frequentando as aulas.

O Dia Nacional de Alfabetização foi instituído em 1966, data de criação do Ministério da Educação.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil ainda existem 13 milhões de pessoas sem acesso à leitura e à escrita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter