Santa Rosa recebe Caravana de Cultura e Humanização

Equipe mobiliza comerciantes locais para a caravana (Foto: Assessoria FEM)

Equipe mobiliza comerciantes locais para a caravana (Foto: Assessoria FEM)

Com seus cinco mil habitantes, dos quais 70% indígenas, a cidade de Santa Rosa é a sexta no roteiro da Caravana de Cultura e Humanização. A equipe desde terça-feira, 6,  está  no município para apresentar o projeto com suas oficinas: Cine Mais Cultura, Humanização da Gestão, Qualidade de Vida e Teatro. Todas elas acontecerão na Escola Padre Paolino Baldassari.

Coordenada por Elineide Medeiros, o projeto agrega parcerias firmadas com a prefeitura e demais órgãos gestores do município e do Estado. A ideia é mobilizar para que a população responda ao chamamento e participe de todo o processo.

A mobilização é feita com visitas aos órgãos públicos, Exército, escolas, hospitais, entidades da sociedade civil, comércio local e outros. “Todos estão recebendo muito bem a caravana. E o bom é que fechamos parcerias na mobilização da população para que interaja com o projeto”, comenta a coordenadora.

“Com certeza estamos junto com esse projeto, que só tem a acrescentar para toda nossa comunidade. Também iremos enviar representantes da nossa gestão para que participem das oficinas”, disse o prefeito Rivelino Mota.

Elineide Medeiros e Ivan de Castela com o prefeito de Santa Rosa Rivelino Motta. Parceria para a realização da caravana (Foto: Assessoria FEM)

Elineide Medeiros e Ivan de Castela com o prefeito de Santa Rosa, Rivelino Motta. Parceria para a realização da caravana (Foto: Assessoria FEM)

O cinema como mobilização – Na praça do ginásio Ronald de Moura, a equipe improvisou na noite de terça um espaço para exibir o filme “Fica Comigo Esta Noite”, de João Falcão, e apresentar a caravana. Uma tela de tnt afixada na parede do ginásio e os equipamentos: uma caixa de som, projetor e notebook, e estava pronto a “sala de cinema” ao ar livre. O público foi se aproximando para a sessão. A ideia deu tão certo que a equipe exibirá “A Gente Luta Mais Come Fruta” (39min), dos irmãos cineastas indígenas Bebito e Isaac Piãnko.

Indígenas na Feira de Economia Craitiva

Uma das parcerias fechadas foi com o vice-prefeito, Valdemar Kaxinawa. Ele garantirá a presença das mulheres artesãs: kulina, huni kui, jaminawa e não indígenas, na Feira de Economia Criativa, que será realizada na sexta-feira, 9, no ginásio Ronald de Moura. As mulheres participam com a mostra e comercialização de produtos artesanais e pinturas, além das danças e manifestações culturais.

“Os indígenas estão bem representados na prefeitura, Câmara dos Vereadores, em vários espaços. Estaremos juntos na realização desse projeto aqui na nossa cidade”, disse.

A feira abrigará ainda as peças  das mulheres do curso de bordado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras),  produtos de quituteiras da cidade, apresentação de  capoeira, de músicos e de outros artistas, além da mostra de leitura da Biblioteca Municipal Wanderleia Marques de Carvalho.

A Caravana de Cultura e Humanização é  um projeto do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour e Diretoria de Humanização da Gestão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter