Santa Rosa do Purus recebe mutirão de documentação rural

A ação também ocorreu na comunidade indígena Nova Fronteira (Foto:  Cedida)
A ação também ocorreu na comunidade indígena Nova Fronteira (Foto: Cedida)

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e demais parceiros, realizou em Santa Rosa do Purus, no período de 5 a 12, mais uma edição do mutirão de documentação rural. A ação, promovida no próprio município, também ocorreu na comunidade indígena Nova Fronteira.

O mutirão de documentação está previsto no Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e busca promover o acesso de mulheres sem-terra, assentadas da reforma agrária, agricultoras familiares, indígenas e extrativistas à documentação civil básica, de forma gratuita, para que tenham acesso às políticas públicas.

De acordo com a coordenadora do programa PNDTR Jackeliny Bandeira, o último mutirão realizado em Santa Rosa foi em 2009. “Esta ação é fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, além de possibilitar que elas tenham o acesso aos direitos previdenciários previstos em lei”, disse.

O projeto “Fortalecimento da Cidadania e Organização Produtiva das Mulheres Rurais do Acre, desenvolvido pela SEPMulheres, nos mutirões também assegurou às usuárias do serviço espaço para recreação infantil. Estamos trabalhando para proporcionar às mulheres rurais mais qualidade de vida e cidadania”, ressaltou a titular da SEPMulheres, Concita Maia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter