Acesso universitário só foi possível por meio do Programa Especial de Formação de Professores Para a Educação Básica
Foi com muita emoção e sensibilidade que a Secretaria de Estado de Educação, através do Programa Especial de Formação de Professores Para a Educação Básica, realizou um momento histórico na educação acreana: a formatura das primeiras turmas de nível superior do município de Santa Rosa do Purus. A solenidade aconteceu na manhã de sexta-feira, 19, no ginásio da cidade, reunindo os formandos das três turmas de Ciências Biológicas, Letras e Matemática.
Santa Rosa do Purus é um dos municípios mais isolados do Acre, com cerca de 4.700 habitantes. Junto com Assis Brasil, Porto Walter, Jordão e Manuel Urbano, faz parte do PEFPEB zona urbana, que realiza a formação universitária de professores da rede pública de ensino na área de educação básica, nas cidades de difícil acesso do Estado. Ao todo, 580 professores estão se formando nas primeiras turmas – 78 só em Santa Rosa. O programa tem recursos de R$ 7 milhões.
Mudança gigantesca
Representando o governador Binho Marques, a secretária de Educação, Maria Corrêa, parabenizou todos os formandos e se disse emocionada. "É um grande e difícil feito deslocar professores, montar as turmas, fazer o ensino superior chegar a essas distâncias", disse. "Parecia impossível chegar a esses municípios com o ensino universitário, mas nós conseguimos. E isso representa o início de mudanças mais importantes ainda. Santa Rosa será outra daqui para frente."
A ideia de uma positiva mudança através do fortalecimento da educação foi reforçada pelo prefeito de Santa Rosa, José Brasil. "A minha satisfação, a minha felicidade e o meu orgulho é igual ao de vocês que estão se formando. Parabéns e contribuam com o crescimento da nossa cidade", exaltou.
Entre os formandos, encontramos Antonia Marques, 68, formanda da turma de Letras. Bastante emocionada, a senhora, que nasceu e cresceu em Santa Rosa, conta como sua trajetória na educação foi difícil. Na infância foi educada por um militar que alfabetizava crianças no município e precisou ir para Sena Madureira completar o primeiro e segundo graus. Agora, recebe seu diploma de nível superior, "Estou muito feliz, realizando um sonho. Essa formação é muito importante para mim e para todos de Santa Rosa."
Longa jornada
O Programa Especial de Formação de Professores Para a Educação Básica começou com o governo do então governador Jorge Viana. Em 2000, uma lista de prioridades foi traçada para o município de Santa Rosa do Purus e no topo foi colocada a educação. A partir daí, um longo caminho começou a ser trilhado junto aos programas estaduais de desenvolvimento da educação, processo que o atual governador Binho Marques acompanha e continua a investir e acreditar desde que ocupava o cargo de secretário de Educação.
"E agora, depois de 10 anos de luta e esforço, estamos colhendo os frutos desse investimento formando as primeiras turmas de nível superior de Santa Rosa do Purus", disse Carlos Alberto, assessor do gabinete do governador Binho Marques. Carlos também lembra que revolucionar a educação é um longo processo que leva muito tempo e que em dez anos o Acre deu um salto. A parceria entre o governo do estado e a Ufac também foi lembrada pelo pró-reitor de Graduação da Ufac, Renildo Moura, que licenciou todos os formandos em nome da reitora Olinda Batista.
Os 78 formandos de Santa Rosa do Purus comemoraram com muita felicidade o início desse novo e histórico momento para o município, mas que representa apenas uma etapa de uma mudança ainda maior. Carlos Alberto lembrou: "A caminhada é como o nosso hino: sem recuar, sem cair, sem temer".