Sansão Pereira lança livro no Acre

Obras mais importantes foram reproduzidas na obra com mais de 300 páginas

 livro_sansao_riobeiro_foto_gleilson_miranda_08.jpg
 

livro_sansao_riobeiro_foto_gleilson_miranda_13.jpg

O governador Tião Viana prestigiou o lançamento da obra e recebeu uma publicação autografada pelo autor (Foto: Gleilson Miranda)

Ele é engenheiro na formação acadêmica. Mas é sua alma de pintor e a inspiração de poeta que estão retratadas nas 300 páginas do livro A arte de Sansão C. Pereira, lançado pelo artista no último sábado, no Memorial dos Autonomistas.

O livro reúne 813 reproduções de telas, divididas nas temáticas Amazônia, Brasil e o Mundo; Acervo Artístico; Barcos e Marinheiros; Paisagens, Cesários e Igrejas; Flores e Natureza Morta e Expressões Humanas. Além de valorizar a arte nacional, a publicação serve como instrumento de pesquisa e de estudos para os interessados na área. O lançamento do livro é uma realização do Governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour. “Sou um apaixonado pela arte e faço questão de pintar até hoje. Este livro é uma importante fonte de pesquisa, de registro para amantes da pintura e pesquisadores”, disse o artista Sansão Pereira.

A publicação, editada pela Luzes, com textos de Ubirajara Carvalho da Cruz e Iracy Carise foi financiada com recursos da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Marinha do Brasil. O estado foi retratado na temática “Amazônia no Acre”, com apresentação do governador Tião Viana. As obras “Painel Alusivo à Revolução Acreana”, exposta no Palácio Rio Branco; “Fantasia Amazônica”, no Aeroporto Internacional de Rio Branco e “Gênese…e Deus criou a Luz”, este último no Altar-Mor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, estão reproduzidas no livro.

O autor faz questão que a renda do livro seja revertida para filantropia. O Governo do Estado adquiriu 150 exemplares para o acervo das bibliotecas acreanas.

Para o governador Tião Viana, a obra enriquece a cultura acreana. “Ter o Sansão aqui, no dia do lançamento de seu livro, é uma honra. Talvez não haja ninguém vivo na América Latina com a força e a expressão dele. Dos seringais acreanos saíram grandes nomes, que fazem história por onde passam, como o Sansão Pereira, Adib Jatene, Glória Peres, João Donato. O Acre é muito orgulhoso por isso. Nós cuidaremos deste livro com muito amor, pois ele traz em seu acervo a nossa história. O Sansão é um patrimônio para o Acre, um orgulho para as nossas gerações”.

O senador Jorge Viana também prestigiou o lançamento. “É uma honra ter o lançamento deste livro no dia em que o Acre comemora mais um aniversário da Revolução Acreana. Estamos articulando a publicação das histórias que ele conta, privilegiado por uma memória fantástica. Que bom que ele é acreano e apaixonado pelo Acre”, comentou.

Sansão Pereira

Sansão Pereira nasceu no Seringal Capatará e ganhou o mundo. Estudou Engenharia na Universidade da Califórnia. Foi estudante de pintura em Paris, Madri, EUA e no Vaticano. Realizou exposições na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, França, Japão, México, Paraguai, Portugal e Uruguai, além de diversas exposições individuais por todo o Brasil. Sansão Pereira tem no seu currículo a realização de mais de 30 mil obras de arte. Seus quadros, suas pinturas e seus murais estão distribuídos por museus, pinacotecas, aeroportos, igrejas e coleções particulares. Ao longo dos 65 anos de carreira, recebeu expressivo número de medalhas e menções honrosas, tornando-se um dos artistas mais laureados do panorama da arte internacional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter