Sansão Pereira visita o Acre

Em visita ao Acre, Sansão Pereira planeja fazer exposição para comemorar os 131 anos de Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em visita ao Acre, Sansão Pereira planeja fazer exposição para comemorar os 131 anos de Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Nesta quarta-feira, 6, o artista plástico acreano Sansão Pereira foi recebido pelo governador em exercício, Elson Santiago, e a chefe de Casa Civil, Márcia Regina. Em passagem pela capital acreana, Sansão Pereira comenta que deve organizar uma Exposição Comemorativa aos 131 anos de fundação de Rio Branco, celebrados no dia 28 de dezembro. A previsão é ter de 50 a 60 trabalhos do artista. 

Sansão Pereira tem obras expostas na Assembleia Legislativa do Acre, Palácio do Governo, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, entre outros locais no Acre e no mundo. Mas é na obra sacra que o artista tem sua maior expressão. Quem entra na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco, pode contemplar o “Gênesis – e Deus Fez a Luz”. Esse painel, que está no altar, tem mais de 240 metros de área pintada e é considerada a maior obra sacra existente numa catedral.

Também é de Sansão Pereira a Via Sacra, um conjunto de 15 trabalhos medindo 2,00×1,50m e que devem ser instalados aqui até a Semana Santa, em 2014. “Quando eu fui chamado para fazer a Via Sacra, tentei fazer uma obra tão grandiosa quanto a do altar, e realizei o que, de acordo com a Academia Brasileira de Belas-Artes, é a maior Via Sacra de que se tem notícia”, compartilha.

Aos 94 anos de idade, Sansão Pereira cultiva muitos planos. Um deles é comemorar seu centenário de vida, dia 11 de junho de 2019, aqui no Acre, com uma grande exposição. Na quinta-feira, 7, segue para Belém do Pará, e na segunda-feira, 11, retorna à sua casa no Rio de Janeiro. 

O artista da luz

Painel Gênesis “O Acre pode se orgulhar de ter as duas maiores obras sacras em existência no mundo”, Sansão Pereira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Painel Gênesis “O Acre pode se orgulhar de ter as duas maiores obras sacras em existência no mundo”, Sansão Pereira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Sansão Campos Pereira nasceu no Seringal Capatará, cursou o ensino fundamental no Colégio Acreano, mas concluiu os estudos no estado do Pará. Em 1951, graduou-se no curso de engenharia elétrica pela Universidade da Califórnia. Com essa formação, dirigiu grandes projetos em diversas usinas do país, como as elevatórias subterrâneas do Rio Guandu, no Rio de Janeiro, e a estação de bombeamento do Rio Torto, em Brasília. No Acre, construiu a primeira usina de luz do Estado: a Eletroacre. Anos depois, foi estudante de pintura na França, Espanha, Estados Unidos e no Vaticano.

Realizou exposições na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, França, Japão, México, Paraguai, Portugal e Uruguai, além de diversas exposições individuais por todo o Brasil. Sansão Pereira é autor de mais de 30 mil obras de arte. Seus quadros, pinturas e murais estão distribuídos por museus, pinacotecas, aeroportos, igrejas e coleções particulares.

Ao longo da carreira recebeu expressivo número de medalhas e menções honrosas, tornando-se um dos artistas mais premiados no panorama da arte internacional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter