Saneacre reforça abastecimento de água em bairro de Xapuri, com melhoria na pressão de distribuição

Mesmo com a maior parte de seus esforços voltados para mitigar os efeitos da atual crise hídrica em diversos municípios, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) mantém-se comprometido em implementar melhorias nos sistemas de distribuição de água. Entre as ações emergenciais realizadas para superar o fenômeno da seca, estão a dragagem de mananciais, o fortalecimento de barragens, o reforço no abastecimento com caminhões-pipa e outras medidas de contingência.

Como prova desse compromisso contínuo, o Saneacre recentemente aumentou a pressão de distribuição no bairro Cerâmica, em Xapuri. “A autarquia conduziu uma obra significativa para substituir a tubulação que fornece água a mais de 150 famílias na localidade. Com o crescimento populacional, essas famílias vinham enfrentando um déficit na pressão da água que chegava às suas residências, uma vez que o aumento no número de usuários em uma área eleva o consumo simultâneo, exigindo, assim, uma intervenção técnica previamente planejada”, explicou o presidente da autarquia, José Bestene, acrescentando que o governador Gladson Cameli tem realizado esforços para manter todos os municípios abastecidos durante o período de seca severa

Medida foi implantada na entrada principal do bairro Cerâmica. Foto: cedida

Após o planejamento, as equipes de manutenção do Saneacre realizaram a substituição da tubulação na última quinta-feira, 22. O gerente municipal do Saneacre em Xapuri, Eguinaldo Siqueira, explicou que há meses vinha sendo verificado que a água estava chegando às torneiras com menos força, o que resultava em maior demora para encher os reservatórios domiciliares. “Depois de observarmos essa problemática causada pelo aumento populacional do bairro, tentamos outras medidas, mas foi necessário mesmo substituir a tubulação da entrada do bairro por uma de maior porte, aumentando o fluxo da água com a pressão adequada para alcançar todas as casas do bairro”, relatou.

Com a substituição, a principal rede de distribuição, que antes era composta apenas por tubos de 60 mm, agora conta com tubos de 150 mm, 100 mm e 60 mm, respectivamente, localizados na rua principal, que leva o nome do bairro.

Depois da intervenção foram realizados testes com o retorno da distribuição, constatando-se a eficácia da substituição da rede. Foto: cedida

A medida demonstra o compromisso do Saneacre em acompanhar o desenvolvimento urbano da cidade, bem como em fornecer serviços de qualidade. A disponibilidade, qualidade e pressão adequada são princípios fundamentais na distribuição de água potável, seguidos com rigor pela autarquia de saneamento básico.

Racionamento em bairros de Xapuri

O Saneacre esclarece que os bairros providos pela estação de tratamento de água (ETA) do Igarapé Fura estão com o abastecimento de água reduzido, totalizando, atualmente, cinco horas de distribuição por dia, devido ao baixo nível do manancial. Com isso, a autarquia destaca a importância da população economizar água, bem como fazer a utilização de caixas d’água em sua residências.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter