A manutenção de redes coletoras de esgoto e a gestão correta dos meios utilizados para sanear os dejetos produzidos pelas habitações urbanas são essenciais para a infraestrutura dos municípios e, principalmente, para a saúde da população. Com esse objetivo, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) promoveu, durante quatro dias, um treinamento de operações em esgotamento sanitário para os servidores da autarquia em Porto Walter.
A capacitação, realizada na semana passada, instruiu os agentes de saneamento da autarquia sobre diversas técnicas para operar caminhões hidrojatos, realizar inspeções e desobstruções de poços de visita, fossas e demais infraestruturas do sistema de esgotamento sanitário.
Ministrante do curso, o gerente de esgotamento sanitário do Saneacre, Joscicley Torres, destacou que o município agora dispõe de uma equipe capacitada para atuar com o caminhão hidrojato, popularmente conhecido como “tatuzão”. E completou: “Hoje podemos contar com a equipe para a realização dos trabalhos de esgotamento. Durante esses quatro dias, eles aprenderam como fazer a inspeção e limpeza de fossas sépticas, desobstrução de poços de visita, jateamento, manuseio e operação dos painéis de comando do caminhão tatuzão”.
O gerente da agência do Saneacre no município, Clenildo Barbosa, explicou que a iniciativa melhora significativamente o atendimento da autarquia. “Foi um treinamento muito produtivo, aprendemos tanto a parte do hidrojato, quanto da absorção e evacuação do esgoto. Para nós, é importante ter e saber manusear o ‘tatuzão’, pois ele serve tanto para fazer a sucção de esgoto, como para lançar água limpa. Neste verão, podemos também colaborar para combater pequenos focos de incêndio. Agradecemos à presidência, à diretoria e ao ministrante, por promoverem esse treinamento para a equipe”, disse.
“Manter os servidores atualizados e prover ajuda na capacitação é um dos valores da autarquia, por isso, seguindo também as orientações passadas pelo governador Gladson Cameli aos gestores dos órgãos estaduais, buscamos a cada dia avançar na qualidade técnica dos colaboradores e consequentemente no atendimento ao público”, obsersvou o presidente do Saneacre, José Bestene.
A manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário ajuda a reduzir doenças de veiculação hídrica, aumentando a expectativa e a qualidade de vida da população, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.