Saneacre realiza trabalhos de recuperação e ajuda solidária no pós-cheia em Brasileia

Com a vazante do Rio Acre em Brasileia, um sinal de alívio emerge nos bairros que estavam inundados, trazendo a esperança de recuperação para a população afetada. O governo do Estado por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) está em ação, consciente da urgência, para reparar as redes de distribuição danificadas pela cheia.

Saneacre realiza reparos em redes de distribuição de água potável danificadas pela enchente em Brasileia. Foto: Cedida.

“Como determinou o governador Gladson Cameli, estamos unindo forças para amenizar o sofrimento das pessoas e, assim, dar condições para a população se reerguer”, ressalta o presidente do Saneacre, José Bestene.

Nas imagens compartilhadas, os estragos causados pela enchente na infraestrutura da cidade são evidentes, mas uma das iniciativas de reconstrução se destaca no bairro Leonardo Barbosa. Na última sexta-feira, 1° de março, o Saneacre restaurou as tubulações, possibilitando o retorno do fornecimento de água potável à localidade.

Esse esforço não se limita apenas a garantir o acesso à água, mas também a permitir que os moradores realizem a limpeza de seus imóveis e atendam outras necessidades essenciais. Segundo o gerente municipal do Saneacre, Erisson Cameli, a autarquia não mede esforços para superar esse momento desafiador: “Estamos agindo para reparar as redes de distribuição, as intervenções são necessárias para o povo voltar para casa e limpar suas residências”.

Equipes de manutenção do Saneacre atuam constantemente desde o inicio da vazante do Rio Acre. Foto: cedida.

Durante a manhã deste sábado, 2, equipes de manutenção recuperaram a rede que passa pela ponte José Augusto, via responsável por ligar os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. A instituição precisou adicionar cerca de 40 metros de novos tubos e conexões para, assim, restabelecer o abastecimento ao bairro Beira Rio em Epitaciolândia, que recebe água potável da Estação de Tratamento de Brasileia.

 

Diante das adversidades causadas pelo fenômeno natural, servidores da instituição colaboram na ajuda aos cidadãos atingidos, disponibilizando mão de obra para a limpeza das residências e providenciando caminhões-pipa para reforçar o abastecimento nos abrigos.

Servidores se volutariam para ajudar na limpeza de casas dos atingidos pela cheia. Foto: cedida.

Ayrton Meireles que é servidor do Saneacre foi um dos atingidos pela cheia, ele se encontra com problemas de saúde no joelho e que dificultam a sua locomoção. Diante disso, os servidores da instituição se disponibilizaram voluntariamente para limparem a sua residência. Cristina Meireles que é filha de Ayrton, agradeceu. “Quero agradecer de coração a ajuda que deram ao meu pai, ele está com problemas no joelho e eu estava sozinha limpando a minha casa e a dele, e vocês vieram e ajudaram”, disse Cristina.

Com isso, o Saneacre executa o planejamento pós-cheia nas localidades atingidas, visando não apenas à recuperação das infraestruturas danificadas, mas também ao amparo das comunidades afetadas, demonstrando solidariedade e determinação em tempos de adversidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter