Com o objetivo de elevar a qualidade da água oferecida à população de Cruzeiro do Sul, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) realizou testes com sistemas de cloração de poços que abastecem parte do município nesta última quinta-feira, 25.
“A meta é garantir o padrão de potabilidade de água para a população de Cruzeiro do Sul abastecida por poços tubulares profundos, trazendo impactos positivos para a saúde. A intervenção garante a padronização de cloração da água captada por meio de poços no município”, explica o presidente do Saneacre, José Bestene.
De acordo com o presidente, o programa de cloração de poços visa alcançar 100% dos pontos de captação. “Essa é uma meta abraçada pelo governador Gladson Cameli, a qual aprimora o saneamento no município, melhorando a qualidade de vida das famílias”, comenta o gestor da autarquia.
O diretor de Operações do Saneacre, Alan Ferraz, explicou que, inicialmente, dois dosadores foram instalados no sistema duplo de reservação do Bairro do Alumínio: “Já realizamos os testes e deu tudo certo. A água está chegando com a quantidade ideal de cloro nas casas que são abastecidas pelos reservatórios do Bairro do Alumínio. Agora, vamos adquirir os demais cloradores para instalar em todos os poços”.
Os testes in loco utilizaram o Reagente Cloro Livre (Cl2) DPD, que indicou a presença de hipoclorito na água que chega às casas dos moradores do bairro, após a inserção dos dosadores, comprovando a eficiência do sistema de cloração. A adição de cloro é essencial, mesmo que a água subterrânea apresente uma aparência límpida, pois garante a inativação de possíveis agentes patogênicos, promovendo mais saúde e qualidade de vida aos usuários.
O sistema de cloração utiliza uma bomba dosadora automatizada, equipamento que assegura a adição correta do cloro.
“Esse avanço é fruto de um investimento de R$ 400 mil para aquisição dos dosadores, recurso oriundo de uma emenda parlamentar do deputado federal coronel Ulysses”, ressaltou Bestene.
A ação, planejada pelo Saneacre, conta com o acompanhamento técnico de Filogônio Cassiano, biólogo e chefe da Divisão de Qualidade da Água do órgão.
A atuação da autarquia de saneamento do Estado visa não apenas prover o líquido precioso aos cidadãos acreanos, mas também colaborar para o aumento da promoção da atenção básica de saúde, visto que saneamento básico de qualidade diminui os índices de doenças de veiculação hídrica, como diarreia, hepatite A, amebíase, febre tifóide, dengue e outras.
Tal temática foi debatida em junho deste ano, no seminário “Água para quem precisa: garantia de acesso à água para consumo humano com qualidade em situação de estiagem e seca”, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, onde representantes do Saneacre e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participaram ativamente, em Belém do Pará. O seminário proporcionou uma plataforma essencial para a troca de conhecimentos e a formação de estratégias conjuntas entre os vários estados participantes.