ambiente de trabalho

Saneacre leva atendimento psicológico e assistencial para servidores da autarquia nas regionais

O projeto “Um olhar para além – Cuidando de quem cuida”, foi apresentado nesta terça-feira, 13, aos servidores do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) de Senador Guiomard, encerrando um ciclo que percorreu todas as unidades locais da autarquia nas regiões do Alto e do Baixo Acre. Desenvolvido pela Divisão de Serviço Social do Saneacre, o projeto seguirá agora para as regiões do Purus, Tarauacá/Envira e Juruá.

As atividades visam também promover uma cultura organizacional forte e que preza pelo trabalho em equipe. Foto: cedida

A psicóloga Ana Letícia Gonçalves, chefe da Divisão de Serviço Social, explica que o projeto consiste na realização de rodas de conversas, palestras sobre saúde mental no ambiente de trabalho e discussão sobre os pilares do Saneacre – missão, visão e valores. “O projeto visa, principalmente, a humanização e a integração colaborativa entre os servidores e a gestão”, resume Ana Letícia.

Por meio de dinâmicas e feedbacks, os servidores também podem se  expressar sobre seus pensamentos e sentimentos perante o dia a dia de trabalho. Essas ferramentas contribuem para a catalogação de casos de depressão e ansiedade. Com isso, a instituição pode orientar e prestar assistência aos servidores que se encaixam nessas situações.

A programação já dura um mês e foi promovida nas regionais do Alto e Baixo Acre. Posteriormente, chegará ao Juruá. Foto: cedida

O presidente do Saneacre, José Bestene, explica que o projeto é parte das diretrizes do governo do Estado para valorizar o servidor e o seu ambiente de trabalho. “Saúde, segurança e harmonia no ambiente de trabalho são uma exigência do governo do Estado e uma necessidade de qualquer empreendimento, para garantir um serviço de qualidade para a população”, comenta.

A promoção das atividades colabora também para a construção de uma cultura organizacional forte e que preza pelo trabalho em equipe, dando a atenção devida aos feedbacks deixados pelos servidores.

O Saneacre busca cada vez mais conscientizar que cada área da autarquia é fundamental para uma melhor prestação de serviços à população.