Saneacre investe em capacitação socioemocional de servidores com treinamento de habilidades assertivas

Lidar com o público e coordenar emoções de maneira assertiva pode ser um desafio. Reconhecendo essa complexidade, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), por meio da divisão de serviço social, tem investido continuamente em capacitações que vão além da esfera técnica, priorizando atividades que promovem a saúde física e emocional dos servidores em conformidade com diretrizes do Governo do Estado.

Capacitações que estimulam o desenvolvimento pessoal dos servidores refletem no aprimoramento das atividades cotidianas dentro do ambiente de trabalho. Foto: cedida.

De acordo com o presidente do Saneacre, José Bestene, a orientação do governador Gladson Cameli é para que todo gestor priorize ações que leve em consideração o bem-estar do servidor. “E isso vale tanto para sua saúde física, como mental. Este bem-estar coletivo vai refletir no ambiente de trabalho, seja no campo, seja no atendimento ao público”, argumenta Bestene.

As atividades estão seguindo um calendário prévio incluindo todas as regionais do estado. No último dia 30 de maio, a autarquia concluiu os treinamentos de habilidades assertivas nas regionais do Baixo e Alto Acre. Agora, o circuito seguirá no segundo semestre para as regionais Tarauacá/Envira e Juruá.

As palestras são efetuadas de forma dinamica envolvendo os servidores administrativos e operacionais. Foto: Cedida.

A psicóloga Ana Letícia Gonçalves, chefe da Divisão de Serviço Social do Saneacre, explica que programa tem como objetivo desenvolver as competências socioemocionais dos colaboradores da empresa, ampliando suas habilidades no manejo de situações desafiadoras, ativando sua inteligência emocional e zelando por sua saúde mental, mesmo em um campo tão técnico como o saneamento. “Esse treinamento tem como objetivo aprimorar as relações interpessoais no ambiente organizacional da autarquia, e consequentemente refletir em um comportamento assertivo por parte dos colaboradores”, comenta Ana Leticia.

A interação colabora para fortalecer a comunicação entre gestão e servidores. Foto: Cedida.

Deiciane Medeiros, atendente comercial na agência de Epitaciolândia, elogiou a iniciativa: “Foi bem dinâmico, bem explicado, instruindo como falar, se impor, se posicionar diante de algumas situações. Saber se impor e defender um posicionamento de forma clara e objetiva com nossos colegas de trabalho e até mesmo com as demais pessoas de convívio, minimizando ao máximo conflitos é muito importante. Ficamos gratos por esses ensinamentos e o privilégio de sermos tão bem cuidados pela empresa”, ressaltou Deiciane.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter