Epitaciolândia enfrentou sérios desafios devido à seca prolongada no ano passado. Agora, com uma nova jornada de estiagem se aproximando, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) e o Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre) uniram esforços para enfrentar a crise iminente, executando obras de dragagem no Igarapé Encrenca.
“Trata-se de uma obra de extrema necessidade no cronograma da gestão Gladson Cameli, para contornar a crise de abastecimento que afetou várias cidades no verão passado”, explica o presidente do Saneacre, José Bestene. O gestor lembra que o mundo todo está sendo surpreendido por eventos climáticos de grande impacto e cabe ao poder público atuar para evitar ou minimizar os efeitos da estiagem que se aproxima do estado neste verão.
A ação iniciada no manancial na última segunda-feira, 27, visa aumentar sua capacidade de armazenamento de água, para abastecer o município nos momentos de crise.
A medida é parte integrante do Plano de Contingência de Secas do Saneacre, em sintonia com as diretrizes determinadas pela gestão governamental, dada a necessidade de se adaptar aos eventos climáticos e superar crises de maneira eficiente.
Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, a parceria garante a continuidade dos serviços de captação executados pelo Saneacre, e o Deracre tem atuado com serviços.
“É um trabalho em conjunto que deve melhorar os serviços de abastecimento do Saneacre em Epitaciolândia”, afirmou a presidente do Deracre.
De acordo com o diretor de Operações da autarquia, Alan Ferraz, a intervenção também prevê a execução de obras para redirecionar a água de lavagem da estação de tratamento de água (ETA) diretamente para a bacia do manancial.
“A água de lavagem é essencial para a limpeza dos filtros, mas anteriormente era direcionada ao sistema de drenagem do município e tomava outra direção, que não a do igarapé. Com a nova iniciativa, aproximadamente um milhão de litros de água por dia serão reaproveitados, em vez de serem descartados em outros canais de drenagem”, informa Ferraz.
Epitaciolândia possui quatro ETAs, e cada uma delas realiza cerca de 16 lavagens diárias, com uma duração média de 30 minutos por limpeza. Agora, com o novo plano em ação, a água utilizada nessas operações será redirecionada de forma eficiente, contribuindo para a sustentabilidade hídrica da região.
“Essas medidas representam um passo significativo na preparação e resposta às crises hídricas, demonstrando o compromisso do governo do Estado em garantir o acesso contínuo à água potável para todos os cidadãos, mesmo diante dos desafios impostos pela natureza”, afirma Bestene.