Samu passa a operar com mais uma ambulância que ficará baseada na Policlínica do Tucumã

Moradores do conjunto Tucumã e bairros adjacentes agora podem contar, se necessário, com socorro imediato e com mais precisão, já que uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) 192 ficará, a partir desta quinta-feira, dia 1º, baseada na Policlínica do Tucumã.

Ambulância de suporte básico ficará, a partir desta quinta-feira, dia 1º, baseada na Policlínica do Tucumã

O coordenador estadual do Samu, médico Pedro Pascoal, explica que a viatura de suporte básico, que ficará em funcionamento 24 horas baseada na Policlínica do Tucumã, atende a necessidade de ampliar o serviço, visto um aumento significativo nas ligações registradas este ano por conta da pandemia do novo coronavírus.

Coordenador estadual do Samu, médico Pedro Pascoal, diz que medida foi adotada para suprir a demanda até a chegada das novas viaturas, já anunciadas pelo governo do Estado Foto Júnior Aguiar/Secom

“Remanejamos uma ambulância que servia como suporte técnico do Samu para ficar operante em tempo integral naquela regional. Aguardamos também a chegada das novas viaturas e helicóptero, já anunciados pelo governador Gladson Cameli, que aumentarão a frota e ampliarão a oferta do serviço no estado. Até lá, vamos buscando e garantindo melhorias positivas na missão de salvar vidas”, destaca Pascoal.

Para dar esse suporte à população no atendimento de emergências médicas pré-hospitalares, o Samu conta com 30 ambulâncias, sendo quatro de suporte avançado (UTIs móveis) em operação em todo o estado. Dessas, três destinadas ao transporte de pacientes graves ficam em Rio Branco, o que possibilitou, no último ano, o atendimento de 42.491 ocorrências.

“Antes trabalhávamos com duas ambulâncias de suporte avançado, além da viatura exclusiva para o transporte inter-hospitalar, e quatro de suporte básico na capital. A partir do dia 1º de outubro, com mais uma ambulância ativa, vamos começar a operar com cinco ambulâncias básicas, uma delas baseada na Policlínica do Tucumã, que proporcionará um suporte maior à população, diminuindo o tempo de resposta das ocorrências que venham ocorrer naquela região”, reforça o coordenador.

Desde o início da pandemia, as chamadas no Samu tiveram um salto de mais de 70%. Em janeiro deste ano foram atendidos cerca de 3,3 mil pacientes, sendo que, em maio, o número subiu para 5,5 mil, segundo dados da coordenação do órgão.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter