Salão revela os novos talentos das artes plásticas do Acre

Mais de R$ 6 mil em prêmios para incentivar a produção de desenho, pintura e escultura

fotos_val_fernandes_8_.jpg

A comunidade  cultural do Acre realizou  nesta quinta-feira, 8, a premiação dos vencedores do 1º Salão Novos das Artes Plásticas, evento que contou com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco e realização da Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPAC). Foram três as categorias premiadas: escultura, pintura e desenho. Os vencedores, do grupo de  novos talentos das artes acreanas, levaram R$ 6,6 mil.

Em escultura, a vencedora foi a obra “O Guitarrista”, interessante montagem de Léia Haerdrich, mulher do também artista plástico Ulisses Sanchez. Léia utilizou materiais recicláveis na composição do trabalho. “Vou ampliar o uso da reciclagem. Com qualquer coisa é possível desenvolver uma obra”, disse ela, para quem a premiação “foi uma surpresa agradável”.

O evento reuniu 50 seguidores de várias tendências artistas. As obras participantes estarão expostas  na Galeria Juvenal Antunes, no Segundo Distrito de Rio Branco, até o próximo dia 28. Cerca de 75 trabalhos em pintura, desenho e escultura foram selecionados. O salão é uma iniciativa da comunidade cultural do Acre. Além da Fundação Elias Mansour, apoiaram sua  realização a  Fundação Garibaldi Brasil e empresas privadas.

De acordo com a organização do evento, uma conjunção de fatores vem incentivando  o fortalecimento das artes plásticas e a crescente participação de novos artistas. Nos últimos anos, o ensino das artes no Acre cresceu de maneira significativa, segundo a associção, a partir principalmente do surgimento de diversas iniciativas de cursos públicos e particulares.

Fatores como a realização desde 2004 do Salão Hélio Melo e do concurso “As Cores da Cidade” desde 2005 e a criação e revitalização de espaços para exposição, como a Galeria Juvenal Antunes, Galeria do Sesc, Galeria Chico da Silva e Memorial dos Autonomistas, vêm oferecendo oportunidades para a difusão das artes e incentivando a produção artística, a formação de público e o intercâmbio de experiências.

Conheça os vencedores do 1º Salão Novos das Artes Plásticas do Acre:

{xtypo_rounded2}

 

Desenho

1º – Guilherme Noronha

Obra: “Família na Bicicleta”

Técnica: Nanquim e caneta sobre papel

 

2º – David Maia

Obra: “O Despertar de um Vagalume”

Técnica: Esferográfica sobre papel

 

3º – Lean Costa

Obra: "Fani"

Técnica: Grafite sobre papel

 

Pintura

1º – Fernando Gonçalves

Obra: “Toque Indígena”

Técnica: óleo sobre tela

 

2º – Arnaldo Lima

Obra: “Esperando a Hora”

Técnica: óleo sobre tela

 

3º – André Alves

Obra: “Sono Abandonado”

Técnica: Mista sobre tela

 

Escultura

1º – Léia Haerdrich

Obra: “O Guitarrista”

Técnica: mista

 

2º – Alex Oliveira

Obra: “Asas da Vida”

Técnica: argila

 

3º – Marcelo Zuza

Obra: “Boxeadores”

Técnica: arame

Galeria de imagens do 1º Salão Novos das Artes Plásticas

 {gallery}artistasnovos{/gallery}

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter