Salas de Recursos Multifuncionais atendem alunos especiais em todo o Estado

Para atender as pessoas com necessidades especiais, sejam elas físicas, mentais ou ambas, foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008 a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, disponibilizando recursos e serviços para uma maior eficiência do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Por intermédio desse atendimento, gerenciado pela coordenação de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), mais de 3,4 mil alunos são beneficiados nas escolas da rede estadual pública de ensino, com apoio das Salas de Recursos Multifuncionais.

Mais de três mil alunos são beneficiados com as ações da Educação Especial acreana (Foto: Eunice Caetano/SEE)
Mais de três mil alunos são beneficiados com as ações da Educação Especial acreana (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Esses espaços, instituídos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do MEC, funcionam no Acre desde 2007, disponibilizando recursos e serviços para garantir a qualidade do aprendizado e incentivar o sentimento de inclusão envolvendo a escola e a comunidade em geral.

Diretamente ligadas à rede estadual de ensino, funcionam atualmente cerca de 310 Salas de Recursos em todos os municípios do Estado. Para realizar o AEE, mais de 300 professores capacitados e especializados coordenam o funcionamento e as atividades desenvolvidas com os alunos.

Um dos exemplos positivos é o da Escola Estadual Clarisse Fecury. Em 2010, a instituição foi ganhadora da primeira edição do Prêmio “Experiências Educacionais Inclusivas: A escola aprendendo com as diferenças”, com recebimento do prêmio realizado em Brasília. Em 2014, entre os 611 alunos, 18 participam das atividades voltadas para a educação inclusiva.

De acordo com o gestor da SEE, Marco Brandão, “incluir as diferenças constitui um ato que faz a diferença na sociedade. Somos todos iguais, e é papel das escolas incentivar esse sentimento de unidade entre os alunos, preparando-os para uma maior receptividade na vida”.

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