Para atender as pessoas com necessidades especiais, sejam elas físicas, mentais ou ambas, foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008 a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, disponibilizando recursos e serviços para uma maior eficiência do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Por intermédio desse atendimento, gerenciado pela coordenação de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), mais de 3,4 mil alunos são beneficiados nas escolas da rede estadual pública de ensino, com apoio das Salas de Recursos Multifuncionais.
![Mais de três mil alunos são beneficiados com as ações da Educação Especial acreana (Foto: Eunice Caetano/SEE)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/Foto-1-foto-de-Eunice-Caetano2-580x384.jpg)
Esses espaços, instituídos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do MEC, funcionam no Acre desde 2007, disponibilizando recursos e serviços para garantir a qualidade do aprendizado e incentivar o sentimento de inclusão envolvendo a escola e a comunidade em geral.
Diretamente ligadas à rede estadual de ensino, funcionam atualmente cerca de 310 Salas de Recursos em todos os municípios do Estado. Para realizar o AEE, mais de 300 professores capacitados e especializados coordenam o funcionamento e as atividades desenvolvidas com os alunos.
Um dos exemplos positivos é o da Escola Estadual Clarisse Fecury. Em 2010, a instituição foi ganhadora da primeira edição do Prêmio “Experiências Educacionais Inclusivas: A escola aprendendo com as diferenças”, com recebimento do prêmio realizado em Brasília. Em 2014, entre os 611 alunos, 18 participam das atividades voltadas para a educação inclusiva.
De acordo com o gestor da SEE, Marco Brandão, “incluir as diferenças constitui um ato que faz a diferença na sociedade. Somos todos iguais, e é papel das escolas incentivar esse sentimento de unidade entre os alunos, preparando-os para uma maior receptividade na vida”.