Com as ações de Governo, expectativa é de que sejam colhidas 400 mil sacas, o dobro da quantidade do ano passado
Em comparação a 2008, a safra deste ano deve dobrar. De acordo com as secretarias de Agricultura e Pecuária (Seap) e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), mais de 15 mil hectares de terras foram mecanizados com o apoio do Governo para plantio em nove municípios. Isso resultará em cerca de 400 mil sacas do grão.
A previsão é a mesma para a agricultura familiar, que utiliza outras tecnologias de cultivo. Com o Mecaniza – programa de mecanização do Governo do Estado (ação prevista pelo Pacto Agrário) -, estão implantados trinta grupos de produtores dedicados à recuperação de áreas degradadas para plantio de milho, feijão e mandioca e renovação da pastagem.
Os processos de produção entraram em um ciclo de profissionalização. Os produtores seguem à risca as indicações técnicas, adquirindo sementes de qualidade e ampliando as tecnologias. O Governo do Estado investe de modo sistemático nessas políticas.
Nos próximos dias, chegam a Rio Branco oito novas colhedeiras. O maquinário se soma às já adquiridas pela iniciativa particular e a Seap. Os silos graneleiros de Plácido de Castro, Senador Guiomard e Acrelândia estão operando com sua capacidade total. Vários outros fatores, como o Pacto Agrário, ampliam a produção rural no Acre enquanto em outros Estados a previsão é de safra, no mínimo, 4% menor este ano em relação ao período anterior.